Laboratório oferece aos estudantes uma experiência de produção jornalística que prioriza o conteúdo e propõe reflexão sobre os processos produtivos da profissão
O Laboratório Convergente do Curso de Jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, completou nove anos no mês de agosto. Desde o início do projeto, mais de 350 alunos passaram pela experiência de viver na prática os conhecimentos proporcionados em sala de aula. Os integrantes do Editorial J já conquistaram 27 prêmios de jornalismo regionais e nacionais e une estagiários e voluntários de diferentes semestres para produzirem conteúdos em diversas linguagens e plataformas.
Para marcar a data e relembrar os melhores momentos, a equipe do Laboratório propôs a ex-alunos que tiveram a oportunidade de participar do J durante a graduação que complementassem a frase ‘Minha melhor memória do J é‘ e publicassem. O ato gerou uma série de lembranças repostadas pelas redes do Laboratório.
“Toda essa estrutura e experiência que o Editorial J oferece faz com que o curso de Jornalismo da Famecos tenha uma visibilidade diferente em relação aos demais do Estado” comenta o professor Fábio Canatta, coordenador do Laboratório.
O ritmo de produção é diário e, em parte, repete a rotina de uma redação jornalística profissional, com seus processos, prazos e hierarquias. Ao mesmo tempo, promove a experiência de novos fluxos e processos de trabalho numa redação jornalística convergente. Com o isolamento social, a redação do Editorial J ficou vazia, porém os estudantes continuaram o trabalho de suas casas. Todas as sextas-feiras uma equipe encaminha a newsletter JNews via WhatsApp, um serviço de curadoria que leva somente informações relacionadas à pandemia do novo coronavírus com notícias veiculadas pela imprensa local, nacional e internacional.
Ainda durante a pandemia a equipe de professores do Laboratório também resolveu seguir com o modelo audiovisual. Com a criação do programa Sem Estúdio, realizado no formato de entrevista coletiva, todas à=as terças-feiras, com a presença de jornalistas na posição de entrevistados, é transmitido online pela página do Editorial J no Facebook. Além disso, estão ativas as produções do podcast Famecos Cast e as campanhas de fotos realizadas no Instagram: @editorialj.
Leia também: Programa possibilita interação entre alunos e jornalistas de veículos nacionais e internacionais