Em aproximação com o mercado, Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS firma parceria com Sindilojas

06/10/2022 - 16h24

Com a realização de eventos, palestras e workshops, as duas entidades buscam fortalecer a cooperação entre academia e sociedade

A veloz e constante necessidade de adaptação imposta pelas transformações dos últimos anos acelerou muitos processos e modificaram alguns hábitos de consumo. Frente a um novo cenário, empresas e organizações do comércio e varejo precisaram encontrar maneiras de atender um público com novas necessidades. Em um panorama desafiador, todo mundo precisou aprender e reaprender constantemente.

Tudo isso, porém, comprovou a importância de estar preparado para enfrentar futuros desafios. Assim, a construção de parcerias entre entidades e o setor varejista se mostra essencial. Aproximar o mercado com os futuros profissionais, capacitar trabalhadores e empreendedores e promover uma troca de experiências é o centro da aliança entre a Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, o Sindilojas.

A cooperação entre os diferentes atores sociais foi o que pautou o primeiro encontro entre a Escola e o Sindilojas. Com a intenção de ajudar na formação digital de empresários, gestores e demais pessoas públicas foi realizado o workshop “Como proteger sua reputação nas redes sociais”. Ministrado por Rosângela Florczak, Decana da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, o evento teve como principal objetivo promover uma reflexão sobre como lidar com possíveis crises de imagem e situações adversas na internet , além de entender as melhores maneiras de mitigar danos. Realizado no Co.nectar Hub, um espaço colaborativo e de inovação, o workshop apresentou ao público todas as etapas de uma gestão de crise e o que fazer para mitigar os danos quando um eventual problema acontecer.

E o Co.nectar Hub também foi palco de outro evento com participação da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Dessa vez com organização da uMov.me, o “Short Move” contou com a presença da professora Ana Cecília Bisso Nunes, que falou sobre métodos e metodologias relacionados à cultura ágil. Além da professora, ainda participaram do bate-papo Daniela Carrion, Community Manager do Tecnopuc; Fausto Vanin, Co-Founder da OnePercent.IO; e Ricardo Galho, Vice-presidente de Transformação Digital na ADVB/RS, e Cofundador da 4all e CEO do Quiq.

Já durante a Feira Brasileira de Varejo, a parceria com o Sindilojas se deu na participação do professor André Pase, que mediu uma conversa no painel “Marketing na Nova Economia”.

As parcerias não pararam por aí! No dia 8 de junho, a Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS promoveu o workshop “Automação de marketing digital com foco em geração de leads”. O evento, que foi gratuito e aberto ao público geral, contou com a participação de Juliana Lopes, Customer Success Manager Sênior da Dinamize, e da professora Silvana Sandini, da Famecos. Dividido em dois momentos,  o workshop possibilitou que os participantes criassem suas próprias automações usando as soluções da Dinamize.

“É nesse clima de troca de conhecimento, de uma parceria que gera resultados muito bons para a sociedade, que a gente vai trilhar os próximos passos e planejar novos eventos e novas oportunidades de troca”, avalia Rosângela.

Além da presença da Dinamize, a atividade também contou com o apoio do Sindilojas e do Co.nectar hub. Na oportunidade, Vanessa Kolbe, responsável pelo Planejamento Estratégico, Gestão e Mapeamento de Processos, Gestão de Indicadores, Melhoria e Inovação no Sindilojas e Community Manager no Co.nectar Hub, esteve presente representando as instituições parceiras do evento.

A colaboração entre Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos e a Dinamize não parou por aí. No dia 22/6, foi a vez de Jonatas Abbott, diretor executivo da startup, participar de uma palestra no Auditório do Prédio 7 da PUCRS.

A palestra de Jonatas Abbott também contou com o apoio do Sindilojas e do Co.nectar. Porém, o evento ainda marcou a expansão das parcerias, tendo sido realizada pela Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS, com apoio da Escola de Negócios, Escola Politécnica, Tecnopuc, Associação Brasileira dos Agentes Digitais – Abradi, Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – Advb, Associação Riograndense de Propaganda – ARP, Co.nectar Hub Sindilojas Porto Alegre e Dinamize.

Professora Rosângela Florczak, da Famecos e Marcelo Paes, head do Sindilojas e do Co.nectar Hub. Foto: Conectar.hub/divulgação

Marcelo Paes, head do Sindilojas e do Co.nectar Hub, vê a parceria com bons olhos e projeta um futuro ainda mais glorioso. Para ele, “a gente só tem a ganhar, todo mundo tem a ganhar com isso! Então, a nossa comunidade do varejo e do Co.nectar hub. é que agradece muito. E a gente só está começando, vamos fazer muito!”

Ao longo do ano, diversas atividades serão realizadas entre os players. Tudo para fortalecer o ecossistema de inovação e tecnologia da capital gaúcha.

Nesta semana, 7 de outubro, o Sindilojas participará da Semana Acadêmica Integrada da PUCRS, na oficina do Talk de Carreiras, realizada pelo PUCRS Carreiras. A atividade ocorrerá numa parceria entre a Famecos e a Escola de Negócios, no auditório do Prédio 50, às 8h30.