Leonardo Masera desenvolveu estudo sobre as interfaces do comércio digital
O pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, Leonardo Masera, estudou interfaces do comércio digital e sua relação com a comunicação. A dissertação A ubiquidade do e-commerce: um estudo das categorias de transformação de comunicação e interfaces do comércio digital foi orientada pelo professor Eduardo Campos Pellanda.
Segundo Leonardo, a dissertação foi uma expansão do tcc.
“Na monografia, escrevi sobre a experiência e-commerce da Amazon, que foi no meio da pandemia. Vi um crescimento e uma transformação no comércio digital naquele momento e falei com o professor Pellanda”, afirma.
Leonardo ainda comenta que a comunicação foi um campo fértil para a mudança do e-commerce.
“Eu estudei desde o começo as interfaces do digital até que ele se transformou no novo e-commerce pós-pandemia. Por exemplo, o funcionamento do carrinho de compras para ver os produtos é uma analogia ao mundo real e a interface é convidativa, porque senão aparecia somente uma tela verde para o usuário”, aponta o pesquisador.
Ele ainda reforça querer seguir com a análise no doutorado, mas estudando interfaces hibridas.
“Se tudo der certo ano que vem, pretendo ir para outra expansão. Estudei sobre o digital e agora gostaria de ver como é o hibrido das vendas, como comprar algo na internet e ter que buscar na loja”, conclui Leonardo.
Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.