Regina Albrecht compara diferentes períodos pandêmicos para pesquisa
A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, Regina Albrecht, desenvolveu um estudo sobre o Instagram do Shopping Iguatemi e suas mudanças por conta do distanciamento social, provocadas pela pandemia. A pesquisa, intitulada O Instagram do Shopping Iguatemi de Porto Alegre no distanciamento social da Covid-19: de vitrine on-line para revista de moda, orientada pelo professor Eduardo Pellanda, analisou as mudanças que a rede social teve com as restrições da época.
A aluna conta que acompanhava a página do Shopping antes dos estudos, por trabalhar com redes sociais. Quando a pandemia começou, percebeu as mudanças.
“Eu percebi que, durante a pandemia, o (Shopping) Iguatemi começou a focar em conteúdo mais informativo. Ele começou a focar muito em conteúdo de bem-estar. Também começaram a trazer uma super cobertura sobre eventos de moda, chegando a comentar até sobre o Oscar”, aponta Regina.
Segundo a estudante, a pesquisa é um alerta às pessoas que trabalham com comunicação, pois é preciso estar atualizado e perceber novas tendências, acompanhando o mercado.
“Não é sobre o produto, é sobre como eu o vendo. Eu posso aplicar minha pesquisa no meu dia a dia profissional. Eu preciso fazer meu público se encantar com o que eu faço, com minhas publicações. O maior desfaio mesmo é trazer um conteúdo orgânico que vai engajar”, declara.
A pesquisa foi feita pela análise das publicações de janeiro a maio 2020 e janeiro a maio de 2022, categorizando-as em promoções, vídeos, fotos, quais vínculos tinham, entre outros.
Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.