Pesquisadora do PPGCOM da PUCRS analisou como ecossistemas midiáticos interferem na moda
Nínive Girardi, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), da PUCRS, desenvolveu dissertação de mestrado sobre a influência do TikTok na moda. A pesquisa Moda na era do Tiktok : do supermercado de estilos às tendências virais, foi orientada pelo professor e coordenador do Programa, Juremir Machado.
A aluna conta que acompanha a temática há um tempo. “Entrei em contato com o Fashion TikTok e percebi que o aplicativo estava se comportando de uma maneira diferente com as marcas”, comenta Nínive.
Fashion TikTok é uma tendência global, podendo também ser uma oportunidade de mercado. A indústria da moda, tendências de consumo, novos hábitos e estilos de se vestir são fomentados e compartilhados na rede social.
“O TikTok está modificando nossa cultura e nossas relações sociais. Já deixou suas marcas, tanto para o mercado, quanto para a comunicação. É importante a gente saber que nossas vidas são conectadas, estamos numa realidade de plataformização, ou seja, a gente é influenciador, não é mais uma questão de gosto. Estamos imersos nesse sistema”, afirma.
De acordo com Nínive, a moda é um amplo fenômeno social, sendo um dispositivo social de mudança. “A base da moda é sempre criar uma novidade e a comunicação entra nesse processo, porque sempre existem coisas novas e a explorar e estudar”, conclui.
Os trabalhos estão publicados no Sistema de Publicação Eletrônica de Teses e Dissertações – TEDE/PUCRS. Saiba mais sobre as pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS.