Longa é coproduzido pela gaúcha OKNA Produções, da professora Aletéia Selonk, da Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS
Na quinta-feira, dia 23 de junho, às 14h, Diego Fernandez, diretor do filme A Teoria dos Vidros Quebrados estará no Auditório do Prédio 9 da PUCRS para ministrar uma aula aberta.
O filme de Fernandez representou o Uruguai no Oscar 2022, na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira. Ele foi coproduzido pela OKNA Produções, fundada pela professora Aletéia Selonk, do curso de Produção Audiovisual da PUCRS.
O longa combina os gêneros comédia e policial. A história gira em torno do funcionário de uma companhia de seguros que começa a trabalhar em uma cidade do interior. Porém, ele vê sua vida mudar quando a cidade vive a maior onda de incêndio de carros de sua história.
O roteiro é baseado em um experimento de psicologia social desenvolvido na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Esse estudo observou que quando um equipamento ou objeto no espaço público é quebrado, e não recebe reparo, o objeto vai continuar sendo vandalizado, criando-se um efeito em cadeia.
A obra é uma coprodução de Uruguai, Brasil e Argentina e conta com o ator argentino Martín Slipak e os uruguaios César Troncoso e Veronica Perrotta. Teoria dos Vidros Quebrados foi vencedor do Festival de Cinema de Gramado na categoria Melhor Filme Estrangeiro em 2021 e deve chegar às plataformas digitais e canais de televisão a partir de outubro.
Serviço:
Data: quinta-feira, 23 de junho.
Horário: 14h.
Local: Auditório da Escola de Humanidades / Prédio 9, Campus da PUCRS.