Formar profissionais de comunicação com uma visão ética, humanística, histórica e crítica que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando a evolução social, econômica, política e cultural da realidade nacional e internacional, com o apoio das novas tecnologias para qualificar o relacionamento entre as instituições e seus públicos.
Coordenadora
Profª Drª Denise Pagnussatt
Local
Prédio 7, sala 210
Contato
Fone: (51) 3320-3569
SEM | COD | Disciplina | CH |
---|---|---|---|
1 | 2343D-02 | COMUNICAÇÃO DIGITAL NAS ORGANIZAÇÕES | 30 |
1 | 97001-02 | COMUNICAÇÃO E CONTEXTO SOCIOCULTURAL | 30 |
1 | 97002-04 | CRIATIVIDADE | 60 |
1 | 97207-02 | FUNDAMENTOS, HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS | 30 |
1 | 97003-04 | LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO | 60 |
1 | 1216F-04 | LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL | 60 |
1 | 97208-02 | Produção Cultural em Comunicação | 30 |
2 | 97008-04 | ARTES E LINGUAGENS VISUAIS | 60 |
2 | 97006-02 | COMUNICAÇÃO E MARKETING | 30 |
2 | 97209-02 | COMUNICAÇÃO NA ÁREA PUBLICA E NO TERCEIRO SETOR | 30 |
2 | 2343B-04 | ESTUDOS DE OPINIÃO PÚBLICA | 60 |
2 | 91244-04 | Escrita Criativa - Narrativa | 60 |
2 | 97007-02 | FOTOGRAFIA | 30 |
2 | 97009-02 | PRODUÇÃO AUDIOVISUAL | 30 |
2 | 97005-04 | SUSTENTABILIDADE: CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR | 60 |
3 | 97210-02 | COMUNICAÇÃO POLÍTICA E ELEITORAL | 30 |
3 | 97018-04 | EMPREENDEDORISMO | 60 |
3 | 97211-04 | ESCRITA CORP.:PROD. DE CONTEÚDO PARA OS MEIOS IMPR. E DIGIT. | 60 |
3 | 23135-02 | HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO | 30 |
3 | 97212-04 | PESQUISA QUALITATIVA EM COMUNICAÇÃO | 60 |
3 | 2343E-04 | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COMUNICAÇÃO | 60 |
3 | 1501A-04 | ÉTICA E CIDADANIA | 60 |
4 | 97012-04 | CULTURA DIGITAL | 60 |
4 | 98F24-02 | FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA | 30 |
4 | 94208-02 | GEOPOLÍTICA E CENÁRIOS ECONÔMICOS | 30 |
4 | 97011-02 | GESTÃO DE PROJETOS EM COMUNICAÇÃO | 30 |
4 | 11521-04 | HUMANISMO E CULTURA RELIGIOSA | 60 |
4 | 97213-04 | PESQUISA QUANTITATIVA EM COMUNICAÇÃO | 60 |
4 | 97214-04 | PLANEJAMENTO, PRODUÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE CONTEÚDO MULTIMÍDIA | 60 |
4 | 97013-02 | TEORIAS DA COMUNICAÇÃO | 30 |
5 | 97215-04 | COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL E NEGOCIAÇÃO | 60 |
5 | 2342M-04 | COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL | 60 |
5 | 970C1-24 | DISCIPLINA ELETIVA | 360 |
5 | 97217-02 | FUNDAMENTOS PARA PROJETOS DE PESQUISA EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 30 |
5 | 97216-02 | GESTÃO DE DADOS, INT.A COMPET. E MENSURAÇÃO DE RES. EM COMUN | 30 |
5 | 2342S-04 | PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE EVENTOS | 60 |
5 | 97218-02 | PRÁT. PROF. EM REL. PÚBLICAS-ESTÁGIO SUPERV. | 100 |
5 | 97014-02 | TEORIAS AVANÇADAS DA COMUNICAÇÃO | 30 |
6 | 97219-04 | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E MEDIA TRAINING | 60 |
6 | 2343P-04 | COMUNICAÇÃO INTERNA E ADMINISTRATIVA | 60 |
6 | 97220-02 | ESTUDOS DE PÚBLICOS E RELACIONAMENTO COM STAKEHOLDERS | 30 |
6 | 97222-04 | PROJETO DE COMUNICAÇÃO - PESQUISA DE OPINIÃO E MERCADO | 90 |
6 | 97221-02 | PRÁT. PROF. EM REL. PUB.-EST. SUPERV. EM GESTÃO DE MID. DIG | 100 |
6 | 97015-02 | SOFT SKILLS | 30 |
7 | 97223-02 | COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTERNACIONAL | 30 |
7 | 2343V-02 | COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E REPUTAÇÃO | 30 |
7 | 97224-02 | COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA E GESTÃO DE MARCAS | 30 |
7 | 97017-02 | GESTÃO DE CARREIRAS | 30 |
7 | 97016-02 | METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO | 30 |
7 | 2344C-04 | PROJETO DE COMUNICAÇÃO - INOVAÇÃO EM RELAÇÕES PÚBLICAS | 90 |
8 | 970C2-00 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
8 | 97225-02 | GESTÃO DE RISCOS E COMUNICAÇÃO PARA CRISES | 30 |
8 | 2344F-03 | MONOGRAFIA-TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO | 90 |
8 | 2344B-04 | PROJETO DE COMUNICAÇÃO - ÁREA EMPRESARIAL | 90 |
8 | 2344A-04 | PROJETO DE COMUNICAÇÃO - ÁREA PÚBLICA E TERCEIRO SETOR | 90 |
Para iniciar o Curso de Relações Públicas é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS, edição de verão.
A PUCRS oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular nos cursos de graduação através de transferência, ingresso de diplomado e reopção.
O curso de Relações Públicas está focado no relacionamento institucional, que ocorre no âmbito humano, digital e internacional, visando formar profissionais diferenciados e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.
O egresso do curso, fundamentado nos princípios de Relações Públicas e da Comunicação, tem possibilidade de planejar e exercer suas atividades com espírito empreendedor. Este profissional pode atuar em:
O curso de Relações Públicas pretende capacitar o egresso a antecipar tendências na área da Comunicação, preparando o profissional para:
A teoria é aplicada em compasso com as últimas tendências e de forma dinâmica. Visa preparar o profissional para o mercado atual e futuro.
O currículo inclui disciplinas que contemplam atividades em laboratórios e estúdios, assim como noções para a elaboração e avaliação de textos, imagens e sons.
“Existe um mercado fabuloso, mas não é para fazer quadro de aviso ou eventos isolados, não é isso. É um mercado de diagnóstico, consultoria, assessoria para o desenvolvimento do relacionamento e da busca da cooperação. Há oportunidade nos mais diversos setores, desde a política até os esportes.”
Dr. Roberto Porto Simões (autor de obras de Relações Públicas e primeiro coordenador do curso na Famecos)
Além disso, os conhecimentos adquiridos são concretizados durante o curso por meio do desenvolvimento de projetos e de atividades que ocorrem dentro e fora da sala de aula. Entre elas, destacam-se:
a) Projetos Experimentais: nos quais os alunos tem a oportunidade de desenvolver e implementar um plano orientado e completo de comunicação, participando de todas as etapas do processo. Os projetos são identificados como Empresarial, Comunitário, Livre (com ênfase na internacionalização) e de Pesquisa.
b) RRPP Atualidades: é uma publicação impressa e digital do curso, desenvolvida pelos alunos na disciplina ´Produção de Mídia Impressa e Digital em Relações Públicas´. A atividade envolve contato prático com a produção e publicação de conteúdos especializados.
Visite o site RRPP Atualidades Online e veja o material produzido pelos alunos do curso
c) Inserção Acadêmica: a Famecos é reconhecida pela sua inserção em congressos e encontros internacionais, nacionais, regionais e locais, direcionados à área da Comunicação. Por meio de programas de iniciação científica, os alunos de graduação podem ser bolsistas, com participação em pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, complementando sua formação acadêmica.
d) Contatos com o mercado: ao longo do curso, há diversos contatos com profissionais de destaque no cenário gaúcho e nacional, possibilitando uma troca de experiências em sala de aula, em eventos acadêmicos e demais espaços da faculdade.
e) Espaço Experiência: os alunos do curso de Relações Públicas podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência, produzindo pesquisas, projetos, eventos e campanhas desde o primeiro semestre, na qualidade de estagiários, de caráter acadêmico ou voluntário.
Conheça o portal Eu Sou Famecos e o trabalho do Espaço Experiência