Ensino, pesquisa, assistência e inovação integrados e unidos pelo compromisso de cuidado integral com a vida
Frente à amplitude que o conceito de longevidade vem ganhando na ciência com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, o Campus da Saúde da PUCRS foi pensado não apenas para promover o viver mais, mas para garantir o viver bem. Um lugar completo para que a população do Rio Grande do Sul e do Brasil alcance a longevidade com saúde e autonomia foi projetado para reunir tudo o que é preciso para cuidar da vida de maneira integral.
A partir de novembro a PUCRS lança, em Porto Alegre, oficialmente essa iniciativa que tem formato inédito no País e vai reunir ensino, pesquisa, inovação e assistência às pessoas. O modelo integrado e multidisciplinar foi pensado para atender o movimento de cuidado integral com a vida e promoção da saúde em todos os sentidos, conectando as atuações do Parque Esportivo, do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer), do Centro Clínico, do Centro de Reabilitação, do Hospital São Lucas da PUCRS (HSL), das Escolas de Medicina e de Ciências da Saúde e da Vida e de iniciativas de inovação como o BioHub, empreendimento do Tecnopuc que atua na geração de negócios inovadores em ciências da vida.
“Com a missão de transformar a saúde por meio da inovação, produção e difusão do conhecimento, queremos que seja uma entrega para as pessoas, um espaço que facilite o protagonismo delas no cuidado consigo mesmas e com os outros. Uma iniciativa que, alinhada aos valores maristas, seja um local de promoção da vida em todas as suas dimensões. De ponta a ponta, em cada um dos empreendimentos, nossa intenção é fazer com que as pessoas despertem para a importância do viver bem agora e possam contar conosco para aprender a fazer isso e para facilitar estes processos com uma estrutura completa”, ressalta o reitor da PUCRS, Irmão Evilázio Teixeira.
Ainda em 2020 ocorre a primeira entrega no contexto do Campus da Saúde, a ampliação do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. “É uma mudança de modelo, de paradigma, com integração entre todas as unidades e circulação facilitada”, destaca o vice-reitor da PUCRS e diretor do InsCer, Jaderson Costa da Costa. Entre os avanços desta nova etapa está a ampliação da capacidade de desenvolvimento do Centro de Produção de Radiofármacos.
Todo o processo de produção destes novos produtos vai ocorrer dentro do InsCer, desde a pesquisa básica para descobrir novos biomarcadores, até a aplicação em pacientes. Denominado de Pesquisa Translacional, este ciclo vai se dar em uma nova e ampla estrutura, totalmente focada nas pesquisas e no atendimento ao paciente. Os radiofármacos são substâncias utilizadas em doenças neurodegenerativas e oncológicas e têm despertado grande interesse no mundo inteiro em função da expressiva ocorrência na população.
Outras iniciativas em andamento e que vão integrar o Campus da Saúde são o reposicionamento completo do Parque Esportivo da PUCRS, que passa a oferecer serviços novos e em conjunto com parceiros reconhecidos na área como a Technogym, empresa italiana que produz aparelhos que unem design, pesquisa e tecnologia inovadora; e o reposicionamento do Hospital São Lucas da PUCRS, que passa a se voltar às necessidades da população adulta e 60+.
Entre os maiores diferenciais deste modelo adotado, o vice-reitor aponta um ambiente de inovação vinculado ao melhor Parque Científico e Tecnológico do País segundo a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), um hospital que é referência nacional em assistência, os cursos de Medicina, Odontologia e Psicologia que estão entre os melhores do Brasil e, especialmente, um corpo clínico, técnico e docente de alta qualidade e comprovada competência.
Contatos:
(51) 3320–3910/ (51) 3320–3622
[email protected]
Contatos:
(51) 3320–5900
[email protected]
Contato:
(51) 3320–3000
Contatos:
(51) 3320-3829
[email protected]
Contatos:
(51) 3320-3683
[email protected]
Contato:
[email protected]
Contatos:
(51) 3320-3596 / WhatsApp (51) 983480180
[email protected]