Aula inaugural sobre a indústria criativa é ministrada no auditório da Famecos 

29/08/2023 - 17h46

Primeira de três palestras previstas ocorreu no período da manhã desta terça-feira

“Dos meios de comunicação social à indústria criativa” é o título da primeira de um total de três aulas inaugurais do semestre, que acontecem nesta terça-feira, dia 29 de agosto. A palestra aconteceu entre às 9h45 e 11h15 e contou com a participação de Marcelo B. Conter, professor de produção fonográfica do IFRS, Daniela Madeira, sócia-diretora do Grupo Radioweb, e Carolina Biberg, coordenadora do programa RS Criativo. O evento aberto ao público aconteceu no auditório da Escola e foi mediado pelo professor Filipe Gamba. A aula iniciou com uma reflexão de Conter sobre como os meios de comunicação contemporâneos estão transformando a forma que nos comunicamos.  

O professor destacou que a televisão e o rádio são meios de comunicação que ocorrem ao vivo, as programações são pensadas para nos acompanhar a cada momento do dia, porém, navegar pela internet é vasculhar um arquivo. “Enquanto a TV analógica é uma imagem do presente, na internet tudo sempre é uma imagem do passado.” Conter também falou sobre como atualmente estamos imersos em um meio de comunicação e do atual problema do capitalismo. “Se antes o grande problema social da era do capitalismo industrial era o tédio, o grande problema social do capitalismo tardio é a ansiedade.” 

Em seguida, Daniela contou o trabalho realizado pelo Grupo Radioweb em distribuir informações para os veículos de imprensa do interior que não conseguem enviar repórteres aos principais eventos do estado. A empresa completou 22 anos em 2023 e possui cobertura nacional desde 2004, auxiliando gratuitamente rádios em pequenas cidades de todo o país. 

Por último, Carolina falou sobre o projeto do governo RS Criativo que visa ampliar e fortalecer a economia criativa no Estado auxiliando trabalhadores em seus projetos. A coordenadora do programa destacou a importância do trabalho entre secretarias para fornecer uma capacitação empreendedora aos profissionais. “A economia criativa não está só na cultura, está na educação, inovação e no turismo…” Carolina também apresentou dados para sustentar o seu argumento, a economia criativa gerou 855 mil postos de trabalho em 2021 e, no Rio Grande do Sul, 4,1% dos empregos são gerados pelos setores criativos, superando outros setores relevantes como o automobilístico e calçadista. “É um programa inovador dentro do governo, imaginem trabalhar com indústria criativa dentro de um sistema tão burocrático.” A programação da Escola conta com outras duas aulas, uma às 15h e outra no período da noite, às 19h30. 

 

Foto: Gabriel Wunderlich – Famecos – PUCRS

Foto: Gabriel Wunderlich – Famecos – PUCRS

Foto: Gabriel Wunderlich – Famecos – PUCRS

 

Compartilhe

Outras notícias Veja todas as notícias

  • Últimas publicadas
  • Mais lidas