Alunos do curso de jornalismo da PUCRS participam da cobertura do segundo turno das eleições de 2022

28/10/2022 - 20h34

Por Jamil Aiquel*

Em parceria com Sul21 e RDC TV, estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos participam da cobertura jornalística do segundo turno das eleições 2022

Assim como no primeiro turno, os alunos do Projeto Eleições irão participar da cobertura no segundo turno das eleições 2022. Eles serão divididos entre as coberturas do Sul21 e da RDC TV.

Os estudantes envolvidos na cobertura do Sul21 irão participar de uma live, acompanhando a apuração dos votos deste domingo, 30 de outubro, às 16h30. Com isso, os alunos serão encarregados de trazer atualizações sobre a apuração das eleições de diferentes estados do país, colaborando na live do jornal digital.

Francisco Geyer, integrante do Projeto que participou da cobertura do Sul21 no primeiro turno, conta que a experiência foi muito positiva. “ Foi minha primeira vez ao vivo. Foi uma experiência muito interessante e me ajudou bastante a entender como é feita uma cobertura de jornalismo político’’, afirma Francisco.

Estudantes da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos participando do Projeto Eleições, em parceria à RDCTV

Aluno Francisco Geyer cobrindo o debate pelo Twitter. Foto: Marinah Nogueira/Famecos/PUCRS

Já o aluno voluntário na cobertura da RDC TV, terá uma função um pouco diferente: acompanhar o pleito no TRE para atualizar as redes sociais da emissora. Mateus Bianco, aluno de jornalismo da Famecos e um dos estudantes que participou da cobertura no primeiro turno, conta a experiência com a RDC TV:

‘’Foi muito legal. Foi a primeira vez que eu estive em uma redação jornalística. Aprendi bastante e me surpreendi com o ambiente descontraído, imaginei que seria bem mais tenso’’, afirma Mateus.

Durante a última semana, três estudantes do curso de Jornalismo vão acompanhar parte da cobertura do processo eleitoral na Redação do GZH, no domingo, 30 de outubro. O concurso de pautas foi escolhido, a partir de critérios de noticiabilidade das três selecionadas. Carolina Reverbel de Souza, Fabiane Maurício Cunha e Júlia Ruvinski são as alunas que participarão da experiência junto ao veículo.

Sobre o Projeto Eleições:

Iniciado em junho, o Projeto Famecos nas Eleições reuniu alunos voluntários e estagiários para participar da tradicional cobertura das eleições na Famecos, realizada pela primeira vez em 2012. Desde o início do Projeto, os alunos de jornalismo da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, têm acompanhado de perto o processo eleitoral das eleições para o governo do Rio Grande do Sul e Presidência.

Nesses quase 4 meses, os 15 alunos envolvidos participaram de eventos do Sul21 e da RDC TV, como cobertura de debates e apuração de votos do primeiro turno. Além disso, foram produzidos conteúdos exclusivos sobre as eleições para as redes sociais da Famecos e do Editorial J.

*Estagiário no Observatório Social