Esta pesquisa baseia-se em pesquisas anteriores realizadas na América Latina, focadas no desenvolvimento de uma internacionalização contextualizada do currículo de ensino superior (Internacionalização do Ensino Superior na América Latina HRE2021-0426). O objetivo deste projeto é avançar no desenvolvimento de recursos para o desenvolvimento profissional acadêmico para educadores universitários na América Latina, visando melhorar suas habilidades e conhecimentos sobre a internacionalização da aprendizagem e do ensino em seus contextos disciplinares.
Pesquisas anteriores confirmaram a necessidade de tais recursos e estruturas para orientar o desenvolvimento do aprendizado profissional para a internacionalização do ensino superior na América Latina (veja Whitsed et al, 2024). Este projeto reúne pesquisadores e profissionais de educação internacional para desenvolver as capacidades do corpo docente para internacionalizar o ensino superior na América Latina. O projeto é financiado pela Embaixada da Austrália no Brasil (2024).
A primeira fase envolve uma revisão de escopo da literatura acadêmica publicada em português e espanhol sobre desenvolvimento acadêmico e aprendizado profissional para internacionalização e uma auditoria de desktop dos sites das universidades para planos estratégicos, políticas e recursos sobre internacionalização e/ou engajamento global. A auditoria de desktop também se concentrará em identificar e analisar programas de aprendizado profissional oferecidos ao corpo docente para a internacionalização da aprendizagem e ensino.
A segunda fase da pesquisa envolverá uma pesquisa abrangente com o corpo docente de universidades no Brasil, Peru e México para avaliar a Estrutura de Aprendizado Profissional desenvolvida através do projeto de pesquisa anterior (Internacionalização do Ensino Superior na América Latina HRE2021-0426), princípios, domínios de aprendizado e formas de aprendizado profissional.
A terceira fase do projeto consistirá em grupos focais confirmatórios de acompanhamento. O objetivo desta fase será testar/validar os resultados da fase dois e explorar mais profundamente as respostas dos participantes da pesquisa, a fim de projetar e desenvolver recursos de desenvolvimento acadêmico e atividades de aprendizado profissional.