08/09/2023 - 14h50

Centro lança livro sobre internacionalização do ensino superior

A publicação “Educação Superior – reflexões e práticas do Brasil e da Austrália” com edições em português, espanhol e inglês disponíveis para download gratuito, marcou a entrega à comunidade de mais um fruto da colaboração entre o Ciebraus e a Embaixada da Austrália no Brasil (links abaixo).

O livro é uma coletânea de artigos sobre temas relevantes para a efetiva internacionalização da educação superior. O trabalho visa apoiar professores, coordenadores de curso, gestores de instituições de ensino superior, e tomadores de decisões em políticas públicas em seu trabalho cotidiano.

A publicação levanta, a partir de textos de especialistas brasileiros e australianos, perspectivas para o avanço da internacionalização na América Latina. Mostra como esse processo pode beneficiar a região para além dos muros da universidade ao incorporar dimensão internacional e intercultural à Educação Superior.

 

A formação de redes colaborativas, facilitadas e barateadas pelas tecnologias digitais, fortalecidas durante a pandemia, permite ampliar a capacidade científica e tecnológica dos países, em conexão com contextos locais, tornando as universidades vetores de práticas e conhecimentos essenciais ao desenvolvimento sustentável de suas comunidades de origem.

 

Temas abordados

Os artigos analisam problemas comuns entre Brasil e Austrália, bem como suas causas, possíveis soluções e desafios adiante. Na primeira seção, trata de metodologias de ensino-aprendizagem e como incorporar práticas de internacionalização do currículo, deslocando o eixo do debate até então concentrado em mobilidade estudantil e acadêmica para ações com maior potencial de democratização.

O esforço de internacionalização do currículo também aproxima a educação dos debates sobre a “Indústria 4.0”, destacando questões relacionadas à “Educação 4.0”.  A publicação mostra caminhos para evolução da educação e de seus profissionais em suas abordagens metodológicas, em resposta aos desafios trazidos pelas novas tecnologias, novos formatos no mundo do trabalho, bem como às expectativas de bem-estar social e sustentabilidade da sociedade.

A segunda seção discute políticas institucionais e boas práticas de gestão, com foco no debate de avaliação de qualidade nas IES. Nela, o livro explora práticas de planejamento e atuação em rede com exemplos de instituições em busca de se tornarem referência global. Destaca ainda os planos institucionais de internacionalização e sua centralidade para uma atuação em rede na internacionalização, abordando casos de sucesso em cooperações horizontais bem-sucedidas entre os dois países.

Na última seção, o livro trata do papel do Estado na regulação da qualidade no Ensino Superior, abordando a adoção de critérios multidimensionais de avaliação, aproveitando o momento de reflexão no Brasil sobre o sistema regulatório. Pensa ainda a questão do reconhecimento de diplomas e certificados pelo mercado de trabalho de diversos países como parte fundamental da regulação atrelada à internacionalização.

 

Quer saber mais? Acesse a íntegra da publicação, abaixo:

Português    Inglês

Clique aqui para assistir o evento de lançamento

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