Transformação, Inovação e Impacto Social
A Jornada de uma Bióloga que se Tornou Empreendedora Social
Formada em Biologia e com um mestrado no Programa de Zoologia da PUCRS, Carla Muller sempre esteve inserida no universo acadêmico. Desde a graduação, sua paixão pela pesquisa foi um pilar importante de sua formação. “Estar envolvida com a pesquisa dentro da universidade me proporcionou uma visão ampla sobre processos essenciais para a ciência, inovação e impacto social”. Porém, ao longo do tempo, ela percebeu que a carreira acadêmica que, inicialmente, parecia ser seu caminho, não era mais o que ela desejava para o futuro.
Este processo de descoberta não foi fácil. Ela enfrentou um período desafiador em que a saúde mental acabou afetou seu físico e a levou a repensar seus objetivos e seus passos. “Foi um momento crucial. Precisei recalcular minha rota e, ao olhar para minha infância, reencontrei meu propósito. Sempre fui criativa, adorava inventar soluções e o voluntariado esteve sempre presente na minha vida”, relembra.
Foi a partir dessa conexão com seus valores mais profundos que nasceu o Instituto Dia do Amor, uma iniciativa que teve início de forma modesta, com um pequeno grupo de pessoas unidas pelo desejo de transformar o mundo por meio do voluntariado. Hoje, o Instituto cresceu e se consolidou como um agente de mudança social, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos gratuitos, além de programas educacionais e de fortalecimento feminino.
“O Instituto nasceu com a missão de democratizar o acesso à saúde e ao bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade”, explica a fundadora. “Hoje, temos impacto direto em centenas de vidas, por meio de programas como o Empodera Dia do Amor, que capacita meninas e mulheres para se tornarem agentes de transformação em suas comunidades”. Além disso, o Sorrir com Amor, programa odontológico, oferece atendimentos gratuitos a crianças e adultos que, muitas vezes, nunca tiveram acesso a cuidados dentários básicos.
A proposta do Instituto vai além do atendimento imediato, é sobre transformar realidades e fomentar uma rede de apoio sustentável. “Acredito que os desafios mais complexos da sociedade só podem ser resolvidos por meio de uma rede de apoio forte e engajada — e essa é a essência do Instituto Dia do Amor“, destaca ela.
Ao refletir sobre sua jornada, a Alumna PUCRS destaca o orgulho de estar, novamente, inserida no ecossistema universitário. Sua empresa agora integra o Tecnopuc, um ambiente de inovação que potencializa a missão do Instituto e reforça seu compromisso com o impacto social. “Estar neste ambiente de colaboração e inovação reforça a conexão que sempre tive com a universidade e fortalece o propósito do que desenvolvemos no Instituto Dia do Amor e na minha trajetória como empreendedora social”.
A PUCRS tem orgulho de ver seus Alumni trilhando caminhos de impacto e inovação. Carla, é um dos exemplos de como a formação acadêmica pode ser a base para mudanças significativas no mundo.