-
21/10/2024 - 14h04
-
10/10/2024 - 10h28
Fernando Goldsztein, conta como surgiu a ideia do projeto e o que espera destas conexões
-
11/09/2024 - 08h45
Desenvolvida a partir de um projeto de pesquisa realizado na Escola Politécnica, Noharm.ai utiliza inteligência artificial para auxiliar a Farmácia Clínica nas tomadas de decisão
A Noharm.ai, startup que integra o ecossistema do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e o Navi, hub de inteligência artificial liderado pelo Parque e pela Wisidea Ventures, iniciou a sua operação no Hospital São Lucas da PUCRS (HSL). A iniciativa consiste em uma plataforma que auxilia a Farmácia Clínica nas tomadas de decisões por meio da inteligência artificial.
A solução, que está presente em 13 hospitais, já impactou cerca de 15 mil vidas. Com a entrada no HSL, atenderá 5 mil leitos. “O Hospital São Lucas sempre foi uma consequência natural do desenvolvimento desse projeto dentro da PUCRS. Nossa expectativa é trazer mais eficiência para o serviço de Farmácia, avaliando 100% das prescrições no hospital, oferecendo mais segurança para os pacientes”, destaca Henrique Dias, idealizador da startup e cientista de dados.
A plataforma atua a partir de dois algoritmos para automação da triagem farmacêutica. Enquanto um faz a priorização das prescrições fora do padrão, o outro trabalha na identificação de pacientes críticos. O sistema indica onde estão os potenciais erros de prescrição, aumentando a qualidade assistencial e a eficiência hospitalar.
A Noharm.ai foi desenvolvida a partir do projeto de pesquisa de Henrique durante o doutorado em Ciência da Computação, da Escola Politécnica da PUCRS. Pensada em conjunto com Ana Helena Ulbrich, farmacêutica do Grupo Hospitalar Conceição, a startup apresenta uma inteligência artificial capaz de ler 800 medicamentos e analisar 500 mil prescrições em segundos, trazendo mais agilidade e segurança na tomada de decisões farmacêuticas.
Quando Henrique e Ana Helena idealizaram a startup, eles se juntaram a mais sete voluntários para terminar o desenvolvimento do sistema e colocar a pesquisa em prática. Os Hospitais Mãe de Deus e Santa Casa, ambos de Porto Alegre, abraçaram o projeto e decidiram implantar o sistema na rotina diária da farmácia clínica.
Leia também: Doutorando da Escola Politécnica ganha prêmio Google pela terceira vez
A coordenadora de farmácia no HSL, Luana Pancotte, explica que o cuidado com o paciente é o foco da farmácia clínica. Para ela, isso garante o sucesso na farmacoterapia para obtenção de resultados clínicos positivos. “O uso de tecnologias na saúde vem crescendo a cada dia, e a parceria da NoHarm.ai, além de trazer diversos recursos, otimiza muito o trabalho do farmacêutico clínico através da inteligência artificial. Todas essas informações já vêm segregadas, o que antes era feito manualmente. Com essa novidade, temos ainda mais segurança e qualidade para o serviço de farmácia clínica do hospital”, afirma.
Para Diana Jardim, coordenadora de inovação em saúde do HSL, a presença da startup agrega ao portfólio de inovação. “Ao incrementar inteligência artificial na automação de processos assistenciais, o Hospital reforça o reposicionamento em melhorar a experiência dos pacientes e corpo clínico”, destaca.
Com nota 6 na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os cursos de mestrado e doutorado do PPG em Ciência da Computação estão com inscrições abertas até o dia 18 de junho. O programa prepara os estudantes para atuar tanto na academia quanto no desenvolvimento de aplicações de alta complexidade e de conteúdos tecnológicos relevantes para grandes organizações.