01/06/2021 - 09h04

Pesquisa da Famecos quer compreender a percepção de jovens sobre a vida adulta

Se você tem entre 18 e 34 anos e mora em Porto Alegre ou na região metropolitana, participe do estudo ‘Cresci, e agora?’

Confira o que rolou na primeira semana do boas-vindas - Programação de volta às aulas contou com shows especiais, atividades de bem-estar e mais

Estudantes no Campus da PUCRS, no Volta às aulas, em março de 2020/ Foto: Bruno Todeschini

Depois de ouvir as percepções de jovens sobre sonhos, aspirações, perfil de consumo, o futuro do País e sustentabilidade, o Projeto 18/34 anuncia a nova fase de uma das suas pesquisas. Organizado pela Escola de Comunicação, Artes e Design da PUCRS – Famecos, o estudo ‘Cresci, e agora?’, iniciado em 2020, agora quer entender o que pensam as pessoas de 18 a 34 anos (que moram na cidade de Porto Alegre ou na Região Metropolitana) sobre a passagem para a vida adulta. Para participar, responda ao formulário online, leva apenas alguns minutos!  

A inspiração para o tema desta edição vem de recentes estudos como o liderado pelo professor da Universidade de Greenwich e psicólogo Oliver Robinson, que teve a sua própria “crise dos 20 e poucos”. Após deixar boa parte de sua vida para trás, ele começou uma carreira acadêmica dedicada ao estudo deste tipo de conflito interno como fenômeno. 

Segundo o pesquisador, “uma crise de um quarto de idade é uma faca de dois gumes”, pois é uma época de instabilidade e estresse, mas também de desenvolvimento intenso e potencial crescimento. Deste modo, as dores se multiplicam: externamente, é muito complicado entrar na sociedade adulta, pois todos exigem experiência, algo que jovens não costumam ter. Internamente, existe a pressão de tomar grandes decisões sobre o que se quer fazer, o que pode ser um processo longo e doloroso. E tudo isso acaba gerando um estresse prolongado. 

Crise e instabilidade podem alterar percepções sobre a vida 

Em meio aos altos e baixos, a empregabilidade de jovens vem diminuindo, segundo relatório do Instituto Ethos de 2018, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, o professor e publicitário Ilton Teitelbaum, supervisor do Projeto 18/34, conta que “crescer não é uma escolha, mas fazer escolhas é uma obrigação” 

As respostas sobre como este público lida e percebe a transição para a fase adulta, com mais responsabilidades, servirão para embasar a primeira parte da pesquisa, que já conta com dados qualitativos. 

Sobre o projeto 

O Projeto 18/34 é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa da Famecos, que está em funcionamento desde 2009, anteriormente vinculado ao Espaço Experiência, e agora fazendo parte do grupo de Laboratórios da Escola. 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias