Colação de grau
A formatura é o momento em que, após cumprir as exigências curriculares de seu curso de graduação, o aluno recebe o grau acadêmico de bacharel ou de licenciado, que lhe outorga os direitos e deveres profissionais para o exercício das profissões regulamentadas por lei.
Com raízes nas antigas universidades da Idade Média, o ritual de formatura configura-se ainda hoje como um evento de grande tradição. O traje usado pelos formandos é uma releitura das vestimentas de pessoas que, naquele tempo, obtinham algum título acadêmico.
Atualmente, este traje inclui a toga: veste negra, longa até os pés, envolta por uma faixa à cintura, o barrete: cobertura para a cabeça e o jabô: peça de renda levada em torno do pescoço. Os professores utilizam ainda outros elementos, para os diferenciar dos graduandos. As cores da vestimenta seguem o padrão atribuído às diferentes áreas do saber.
Recomendações para a cerimônia de colação de grau
- Por se tratar de um ato oficial, recomenda-se que o tempo total da cerimônia não ultrapasse 2h30min.
- A leitura do Termo de Conclusão de Curso com a chamada dos formandos será feita pelo secretário da Cerimônia de Colação de Grau, previamente designado pelo Decano da Escola.
- As músicas, escolhidas como trilha sonora individual, devem ter a letra e estilo condizente com a cerimônia.
- O discurso do orador deve ser submetido, com antecedência, ao Decano da Escola, observando o modelo de abertura do mesmo.
- Os discursos do paraninfo e do orador deverão ter até duas laudas.
- Os formandos deverão estar presentes no local da cerimônia 2h antes do horário marcado para início da solenidade.
- A possibilidade de entrega de diploma por um parente direto e de sangue (pai, mãe, avô, avó, irmão, irmã, filho e filha), com a mesma formação acadêmica, deverá seguir critérios estabelecidos pelo Colegiado de cada Escola. O pedido deverá ser enviado pelo formando ao Decanato da Escola. No documento deve constar o nome completo do formando, nome completo do familiar, grau de parentesco com o formando e comprovação da formação profissional.