07/11/2022 - 13h41 - Por: Fotos: Giordano Toldo

Prêmio Alumni PUCRS reconhece a atuação de egressos em diferentes áreas

Cerimônia de premiação aconteceu no dia 3 de novembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS

Em uma noite emocionante, o Prêmio Alumni PUCRS, promovido pela Pró-Reitoria de Identidade Institucional, por meio da Rede PUCRS Alumni, possibilitou a conexão entre egressos, a Universidade e a sociedade, evidenciando a importância que a PUCRS possui no desenvolvimento de profissionais competentes e engajados com a construção de uma sociedade mais justa, responsável e humana.  

A premiação aconteceu no dia 3 de novembro, no Teatro da PUCRS (Prédio 40). A cerimônia contou com a presença de representantes da PUCRS, autoridades, familiares dos/as vencedores/as, convidados/as, colaboradores/as da PUCRS, do Tecnopuc e da Rede Marista. A abertura da solenidade foi realizada pelo Coral da PUCRS e a apresentação do evento foi conduzida pelo Relações Institucionais da Universidade e Alumnus PUCRS, Solimar Amaro, e pela comunicadora do Grupo RBS e Alumna PUCRS Kelly Matos. Para a entrega dos troféus, foram convidados/as Alumni PUCRS com destaque na Universidade e na sociedade e representantes do Governo. 

Ao total foram 9 vencedores/as, em diferentes áreas, a qual demonstraram imensa gratidão pelo reconhecimento da Universidade. 

Conheça os vencedores da Edição 2022

  • Categoria Educação: Jeferson Tenório

Atualmente é uma das maiores personalidades literárias do Brasil, traz em sua trajetória a educação, tendo sido professor da Educação Básica na rede estadual e particular de Porto Alegre, teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. Vencedor do Prêmio Jabuti 2021 na categoria romance com o livro O avesso da pele. É professor visitante na prestigiada Brown University, nos Estados Unidos.

  • Categoria Saúde: Alessandra Morelle

Oncologista com doutorado em clínica médica, desde o início da carreira trabalhou em pesquisa clínica e avaliação de risco de câncer. Em 2018, fundou a Thummi, plataforma digital que conecta pacientes e equipes de saúde, reduzindo o risco de eventos adversos graves e melhorando a qualidade de vida de pacientes com câncer. Recebeu o troféu FINEP Mulheres Inovadoras em 2021 e foi vencedora da competição de SelectUSA Tech Brasil, garantindo uma vaga para a competição global, da qual também foi vencedora.

  • Categoria Inovação e Empreendedorismo: José Renato Hopf

Co-fundador da Getnet, o primeiro unicórnio brasileiro, que foi criada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) e que hoje é uma das maiores empresas de pagamentos da América Latina. Em 2015, criou a 4all, uma Venture Builder com sede no Tecnopuc que tem o propósito de transformar a experiência das pessoas no mundo digital através de diferentes soluções tecnológicas. Foi um dos maiores responsáveis pela vinda do evento South Summit Brazil para Porto Alegre, contribuindo para a entrada da nossa cidade no mapa mundial da inovação.

  • Categoria Socioambiental: João Batista Rocha

Realiza a gestão de uma das principais e mais antigas organizações sociais da cidade: o Pão dos Pobres, que atende cotidianamente inúmeras crianças, adolescentes e jovens no acolhimento institucional, jovem aprendiz e formação profissional. Se destaca por uma gestão próxima às pessoas, abertura à inovação e um trabalho incansável na busca por uma vida mais digna aos públicos que são acolhidos no Pão dos Pobres.
..

  • Categoria Comunicação: Patrícia Knebel

    Com mais de 15 anos de experiência no mercado de Comunicação, é colunista de Tecnologia e Inovação do Jornal do Comércio (RS) desde 2000 e idealizadora e responsável pelo blog Mercado Digital e da série Mentes Transformadoras. Recebeu 9 vezes a distinção de Jornalista Destaque do Ano de Tecnologia. Participou de missões internacionais para conhecer ecossistemas globais de inovação, em organizações como Stanford University, IDEO, Linkedin e AirBnb. Autora de mais de 15 livros, entre eles “Dos grãos aos chips: a história da tecnologia e da inovação no Rio Grande do Sul”, no qual foi finalista do Prêmio Jabuti.
    .
  • Categoria Pesquisa Científica: Rafael Czepielewski

Atua desenvolvendo pesquisas em imunologia, doenças crônicas e sistema linfático. Seus trabalhos têm desvendado mecanismos fisiológicos e patológicos em publicações de impacto, como Immunity e Science, recebendo diversos prêmios em eventos nacionais e internacionais, e recentemente o Career Developmental Award da Crohn’s & Colitis Foundation e estabelecendo produtivas colaborações com cientistas da Europa, Ásia e EUA. Foi também coautor de um capítulo de livro publicado pela Sociedade Brasileira de Genética e publicou mais de 30 resumos em congressos nacionais e internacionais.

  • Categoria Arte e Cultura: Martha Medeiros

Publicou mais de 30 livros e muito deles, tanto de crônicas quanto romances, já foram adaptados para o teatro, cinema e televisão, alcançando e inspirando muitas pessoas. É conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras. Seus livros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos.
.
.

  • Troféu Jovem Destaque: João Vitor Severo

Fundador da Creatus, startup de desenvolvimento instalada no Tecnopuc que tem como propósito auxiliar parceiros a tirarem ideias tecnológicas do papel e colocarem em prática, desenvolvendo desde sites, sistemas de gerenciamento até aplicativos e demais soluções personalizadas. Também possui a iniciativa MUDA, que trabalha com adolescentes de ensino médio de escolas públicas com o objetivo de incentivar o seu processo formativo.

Além disto, houve a entrega de uma menção honrosa da Associação Ir. Norberto Rauch para um de seus membros, indicado pelo Conselho, a fim de reconhecer um/a Alumnus/a PUCRS, pelo destaque da sua contribuição na concepção de iniciativas que beneficiem a sociedade. O escolhido para receber o Troféu Irmão Norberto Rauch foi: Clóvis Tramontina, Diretor do Conselho de Administração da Tramontina que presidiu por 30 anos uma das mais reconhecidas indústrias do país que se mantém genuinamente brasileira. A liderança de Clovis reflete seu espírito simples, o estilo direto de administrar e a valorização das pessoas. Neto dos fundadores Valentin e Elisa Tramontina e filho de Ivo e Laura, nasceu em 1955 em Carlos Barbosa, berço e até hoje sede da Tramontina. É casado com Eunice, pai de Elisa, Marcos e Ricardo e têm seis netos. Sua formação teve início na faculdade de Administração da PUCRS e em Direito pela Unisinos.

Confira alguns registros desta noite especial.

 

 

Compartilhe

Leia Mais Veja todas

Últimas Notícias

Veja todas notícias