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  • CERTIFICADOS: CLIQUE NO LINK: CERTIFICADOS E ACESSE SEU CERTIFICADO DE OUVINTE E TRABALHO(S).
  • ANAIS: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS ANAIS DO EVENTO.
  • A confirmação de presenças será considerada nos dois turnos do evento (manhãs e tardes), nos 03 dias de atividade. Durante as apresentações de trabalhos essa confirmação ocorrerá no Prédio 15, 2º andar. Nos demais momentos, ocorrerá no Teatro do Prédio 40.
  • Quem realizar apresentação de trabalhos, também deve assinar a “Lista de Apresentações”, que será disponibilizada pelos monitores no Prédio 15.

O I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017 no prédio 40 da PUCRS, propõe-se a refletir sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços educativos, considerando os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional dos sujeitos com deficiência. O evento constitui-se como um espaço para debates e trocas de experiências educacionais, buscando potencializar o papel da escola e fomentar a ação do professor diante da inclusão do sujeito no espaço educativo.

Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da produção do conhecimento científico no campo da Educação Inclusiva e fomentar a troca de saberes e experiências educativas na área.

Tem como público alvo pesquisadores da área, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

O I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017, no Teatro do prédio 40 e salas do prédio 15 na PUCRS.

Coordenadora Geral: Dra. Marlene Rozek Comissão Organizadora:

  • Dra. Ana Maria Serrano (UMINHO – Portugal)
  • Dra. Cristiane Lumertz Domingues (PUCRS)
  • Me. Denise da Silva Maia
  • Fabíola Malaguez (FADERS)
  • Dra. Gabriela Dal Forno Martins (PUCRS)
  • Gabriela Jurie Severo (PUCRS)
  • Dra. Gilca Lucena Kortman (UNILASALLE)
  • Esp. Gisele Rebolho Almeida (PUCRS)
  • Dr. João Harres (PUCRS)
  • Me. Juliana dos Santos Rocha (PUCRS)
  • Me. Karla Fernanda Wunder da Silva
  • Dra. Luciane Torezan Viegas (IPA)
  • Maína Brandão Moraes
  • Dra. Manuela Sanches-Ferreira – ESE/ Politécnico do Porto – Portugal
  • Me. Mariângela Pozza Homem (Colégio Santa Dorotéia)
  • Me. Marilú Mourão Pereira (FADERS)
  • Dra. Marlene Rozek (PUCRS)
  • Nathália Moraes (PUCRS)
  • Me. Nozângela Maria Rolim Dantas (UFCG)
  • Dra. Patrícia Thoma Eltz (IFSUL)
  • Dra. Patrícia Wolffenbüttel (IFSUL)
  • Esp. Priscila de Abreu Bortoletti
  • Esp. Priscilla Wagner Sternberg
  • Dra. Sabrina F. de Castro (UFSM)
  • Esp. Tânia Maria Fleck Brittes
  • Me. Virgínia Dornelles Baum (Colégio de Aplicação – UFRGS)

Comissão Científica:

  • Dr. Alexandre Guilherme (PUCRS)
  • Dra. Andréia Mendes dos Santos (PUCRS)
  • Dra.  Clarice Lehnen Wolff (Colégio de Aplicação – UFRGS)
  • Dr. Claus Stobaus (PUCRS)
  • Dra. Cristiane  Lumertz Domingues (PUCRS)
  • Dra. Cristina Novikoff (UFCG)
  • Dra. Elsa Marta Soares (Instituto Politécnico de Leiria/Portugal)
  • Dra.  Eva Carrazoni Chagas (PUCRS)
  • Dra. Fabiane Bridi (UFSM)
  • Dr. Francisco Kern (PUCRS)
  • Dra. Gabriela Dal Forno Martins (PUCRS)
  • Dra. Gilca Lucena Kortmann (UNILASALLE)
  • Dra. Glaucimara Pires Oviera (UFSM)
  • Dra. Idília Fernandes (FADERS)
  • Dr. Juan Mosquera (PUCRS)
  • Dra. Katiuscha Genro Bins (SMED/POA)
  • Dra. Leunice Martins de Oliveira (PUCRS)
  • Dra. Luciane Torezan Viegas (IPA)
  • Dra. Luisa de Marillac Ramos Soares (UFCG)
  • Dra. Marcia Lise Lunardi Lazzarin (UFSM)
  • Dra. Maira Fabiana Brauner
  • Dra. Margarita Cañadas (Universidade Católica de Valência/Espanha)
  • Dra. Maria Inês Côrte Vitória (PUCRS)
  • Dra. Manuela Sanches-Ferreira – ESE/ Politécnico do Porto – Portugal
  • Dr. Miguel Augusto Santos (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Mônica de La Fare (PUCRS)
  • Dra. Mónica Silveira-Maia (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Patrícia Thoma Eltz (IFSUL)
  • Dra. Patrícia Wolffenbuttel (IFSUL)
  • Dr. Pedro Lopes dos Santos (Universidade do Porto/Portugal)
  • Dra. Rosane Gessinger (PUCRS)
  • Dra. Rosane Zimmer (PUCRS)
  • Dra. Sílvia Alves (Instituto Politécnico do Porto/Portugal)
  • Dra. Sintia Lucia Faé Ebert (PUCRS)
  • Dra. Zildene Francisca Pereira (UFCG)

Secretaria Executiva:

  • Me. Juliana dos Santos Rocha (PUCRS)
  • Me. Virgínia Dornelles Baum (Colégio de Aplicação – UFRGS)

03 de maio de 2017

Horário Atividade
9h Credenciamento
9h30min Abertura Conferência I: A intervenção precoce como caminho para a inclusão: a experiência europeia
  • Dra. Ana Maria Serrano – UMINHO/Braga – Portugal
10h30min Intervalo
11h Mesa redonda I: Inclusão escolar: as práticas pedagógicas em discussão
  • Escola CID
  • Escola Santa Dorotéia
  • Escola Municipal Lucena Borges
12h30min Intervalo para o almoço
13h30 às 14h Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Pôsteres
14h às 17h Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Comunicação Oral

04 de maio de 2017

Horário Atividade
9h Conferência II: Formação de Professores, Educação Inclusiva  e Interdisciplinaridade
  • Dra. Manuela Sanches-Ferreira – ESE/ Politécnico do Porto – Portugal
10h30min Intervalo
11h * Minicursos – Prédio 15
12h30min Intervalo para o almoço
13h30 às 14h Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Pôsteres
14h às 17h Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Comunicação Oral

05 de maio de 2017

Horário Atividade
9h Mesa redonda II: Ser professor no contexto da Educação Inclusiva: experiências e investigações
  • Dra. Gilca Kortmann (UNILASALLE)
  • Dra. Marlene Rozek (PUCRS)
  • Dra. Fabiane Bridi (UFSM)
10h30min Intervalo
11h Mesa redonda III: Currículo e avaliação na perspectiva da Educação Inclusiva
  • Dra. Rosalba Garcia (UFSC)
  • Dra. Maria Helena Michels (UFSC)
  • Me. Deborah Vier Fischer (Escola Projeto)
14h Mesa redonda IV: Redes interdisciplinares de apoio e inclusão social
  • Dr. Franscisco Kern (Serviço Social – PUCRS)
  • Dra. Patrícia Wolffenbuttel (Psicopedagogia – IFSUL)
  • Dra. Clarice Lehnen Wolff (Fonoaudióloga – UFRGS)
15h30min Intervalo
16h Conferência de encerramento: O ensino e a aprendizagem – produção de sentidos e subjetividade
  • Dr. Fernando González Rey – UnB
  • Dra. Albertina Mitjáns Martínez – UnB
17h30min Coquetel de encerramento

Carga horária: 24 horas. Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.    * MINICURSOS: Possuem duração de 1h30min, não possuem custo adicional, são atividades obrigatórias, simultâneas e integram a programação do evento. As vagas são limitadas para cada minicurso e serão encerradas à medida que esgotarem. No momento da inscrição, será possível escolher uma das opções abaixo: 1 – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRIVAÇÃO CULTURAL? Ementa: Importância da convivência com a cultura escrita desde o espaço familiar até o ambiente escolar. A criança menos privilegiada e sua desvantagem cultural perante aquela que convive em seu lar com material escrito. A necessidade de inserir todas as crianças quando chegam a escola em contato diário com a cultura letrada. Aquisição das habilidades de leitura e de escrita, com o propósito de formar o cidadão capaz de usufruir com competência das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Ministrante: Profª. Dra. Cristiane Lumertz Klein Domingues (PUCRS) 2 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS Ementa: Dinâmicas sobre o conto em sala de AEE, narrativas surdas, narrativas literárias (literatura erudita e literatura clássica), em que a língua de interação seja a Libras. Importância do contato direto com a Libras, bem como a apropriação e valorização da cultura na perspectiva da inclusão. Ministrante: Profª. Dra. Melânia de Melo Casarin (UFSM) e Panta Alex Vidal (UFSM) 3 – PORTUGUÊS ESCRITO, VISUAL E BILÍNGUE Ementa: As relações do educar e do aprender o português em Libras, por meio da escrita e visualidade. O ensino na modalidade bilíngue. Criações textuais em Libras. Ministrante: Profª. Me. Carolina Comerlato Sperb (IFRS/Porto Alegre) e Profª. Esp. Priscila de Abreu Bortoletti 4 – DIAGNÓSTICO PRECOCE DE RISCO DE AUTISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA Ementa: Atualização de educadores e gestores que trabalham com a primeira infância, no que se refere ao risco de diagnóstico de autismo em bebês.  O desenvolvimento emocional e no que diz respeito ao sofrimento psíquico. Últimas pesquisas e protocolos relacionados ao diagnóstico precoce de autismo em bebês e a relação entre genética, epigenética e a intervenção precoce. Reflexão sobre vídeos de bebês com risco de autismo e a análise desses conforme os protocolos atualmente validados. Ministrante: Dra. Gabriela Xavier de Araujo (IPA) 5 – ESTIMULAÇÃO PRECOCE Ementa: Marcos legais no campo dos Direitos Humanos e Políticas Públicas na 1ª Infância. Diretrizes em Estimulação Precoce do Ministério da Saúde-2016. Estimulação Precoce: referências teóricas e considerações técnicas Ministrantes: Profª. Me. Marilú Mourão (FADERS) e Profª. Me. Andrea Asti Severo (FADERS) 6 – ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: UM OLHAR INTERESSADO ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR E DA APRENDIZAGEM. Ementa: Práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos comTranstorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que a inclusão escolar desses alunos tem se mostrado um desafio para as escolas que se propõem a recebê-los. Demonstração de casos de inclusão na rede regular de ensino, tendo em vista práticas pedagógicas que destacam a forma singular como cada um desses alunos se apresenta, independentemente das características descritas em manuais médicos de diagnóstico. Ministrantes: Profª. Dra. Márcia Doralina Alves (UFSM) e Profª. Me. Taís Guareschi (UFSM) 7 – COMPORTAMENTOS ADAPTATIVOS E ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ementa: O conceito de deficiência intelectual, quando pensado para um ensino voltado aos comportamentos adaptativos no âmbito educacional. Avaliação dos comportamentos adaptativos para respaldar o nível de gravidade da deficiência. As áreas que dividem os comportamentos adaptativos: atividade da vida doméstica, da vida comunitária, de aprendizagem ao longo da vida, de emprego, de saúde e segurança, sociais. Estudo da importância da implementação de procedimentos específicos de ensino como passíveis de mudança comportamental. Ministrantes: Profª Dra. Iasmin Zanchi Boueri (UFPR) e  Profª Drª Sabrina Fernandes de Castro (UFSM)  8 – BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA REGULAR INCLUSIVA Ementa: Estudo do processo de escolarização e aprendizagem dos alunos com deficiências, transtorno específico da aprendizagem, na rede regular de ensino. Exame das boas práticas de gestão referentes à inclusão. Ministrantes: Profª. Me. Mariângela Pozza Homem (Escola Santa Dorotéia) e Profª Dra. Marinice Souza Simon (Escola Santa Dorotéia) 9 – ESCOLA INCLUSIVA E O MODELO DE ATENDIMENTO À DIVERSIDADE (MAD) Ementa: Detalhamento do trabalho desenvolvido pelo MAD. Compreensão da  importância de se intervir de modo preventivo quando o aluno começa a experimentar problemas nas suas aprendizagens para que tenha acesso a intervenções especializadas e comprovadas pela investigação, numa fase mais precoce do seu percurso escolar. Demonstração de que o MAD é operacionalizado sob a forma de consultoria e, quando necessário, de ação direta, tendo por base a colaboração e a disponibilização de um sistema de apoio entre todos os indivíduos implicados no processo de aprendizagem dos alunos. Ministrantes: Profª. Me. Andréa Tonini (UFSM); Profª. Dra. Fabiane Adela Tonetto Costas (UFSM).  10 – CURRÍCULO ADAPTADO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONHECIMENTOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO Ementa: Discussão do currículo escolar e as implicações da adaptação prevista na legislação em casos de ensino para alunos com deficiência em escolas regulares. Estudo das possibilidades de flexibilização curricular, considerando o planejamento das escolas em seus diferentes níveis, em especial os planos de estudo e o plano de trabalho docente. Reflexão sobre propostas de adaptação de currículos, considerando a adequação de conhecimentos, as estratégias de ensino (recursos pedagógicos adaptados) e as propostas avaliativas (instrumentos e recursos); apresenta e discute planos pedagógicos adaptados. Ministrante: Profª. Dra. Luciane Torezan Viegas (Centro Universitário Metodista – IPA) 11 – O ESPAÇO FÍSICO UNIVERSITÁRIO COMO UM DOS MEIOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Ementa: Exame de questões referentes a influência dos espaços físicos no acesso e permanência de pessoas com deficiência nos ambientes universitários, através da análise dos marcos legais do Ministério da Educação (MEC) e pela ótica dos usuários. Demonstração do progressivo aumento das exigências legais em comparação à entrada de pessoas com deficiência nos ambientes universitários. Análise da aplicabilidade da NBR9050 nos ambientes universitários, apresentando a percepção dos usuários após a ocupação das adaptações além disso, apresenta metodologias para executar um levantamento de barreiras arquitetônicas e busca de soluções.

Ministrante: Profª. Esp. Marcelo Gindri Rigotti (IPA) 12 – ENSINO COLABORATIVO COMO PARCERIA ENTRE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO REGULAR Ementa: Caracterização do Ensino Colaborativo como prática pedagógica de apoio ao processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Análise do papel do Professor Colaborador, do Professor de Ensino Regular e do Professor de Sala de Recursos Multifuncionais, a partir de uma proposta de articulação pedagógica. Vivências das possibilidades e desafios para efetivação do ensino colaborativo na realidade escolar brasileira. Ministrante: Profª. Me. Cláucia Honnef (UFSM) 13 – SEXUALIDADE E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ementa: Construção de conceitos relativos à sexualidade e à pessoa com deficiência. Caracterização de Instinto, impulso, representação, corpo e sexualidade. Comparação entre educação e orientação sexuais. Orientação sobre as consequências da ausência de continência da sexualidade, abordando os aspectos legais que formalizam o direito à sexualidade. Ministrante: Prof. Me. Charlie Trelles Severo (FADERS) 14 – PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Ementa: Reflexão acerca da produção e utilização de recursos concretos inclusivos para serem utilizados no ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ministrantes: Profª. Me. Marilena Assis (Rede Municipal e Estadual de POA) e Profª. Me. Mayara Costa da Silva (UFRGS) 15 – RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ementa: Detalhamento da utilização de recursos e atividades pedagógicos como ferramenta do ambiente educacional e estímulo aos educandos, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre a eliminação das barreiras de aprendizagem através do lúdico, por meio do jogo como estratégia de intervenção e mediação no desenvolvimento do conhecimento do aluno. Ministrante: Profª. Esp. Alexsandra Paz Araújo (FADERS) e Profª. Lisiane Gil (FADERS) 16 – ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: DIREITO AO ENSINO INCLUSIVO. Ementa: Estudo da concepção de Altas Habilidades/ Superdotação. Aprofundamento sobre o entendimento do direito à educação inclusiva na perspectiva das Políticas Públicas. Ministrante: Profª. Me. Larice Maria Bonato Germani (FADERS) 17 – BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Ementa: Reflexão sobre a formação e qualificação dos profissionais da Educação. Compreensão de algumas práticas pedagógicas possíveis com alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista. Explicitação das possibilidades e potencialidades em diferentes espaços educacionais. Ministrante: Profª. Me. Karla Wunder da Silva (Rede Municipal de Porto Alegre) 18 – BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ementa: Compreender a deficiência intelectual, boas práticas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência intelectual. Ministrante: Profª. Dra. Katiuscha Lara Genro Bins (Rede Municipal de Porto Alegre) 19 – RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: PARCERIA OU CONFLITO? Ementa: Busca de compreensão sobre o contexto histórico das relações família-escola. Reflexão sobre as possibilidades e limites. Detalhamento dos fatores que favorecem e fatores que dificultam as relações família-escola. Aprofundamento sobre as repercussões na aprendizagem. Ministrante: Me. Denise Maia (PUCRS) 20 – ÉTICA, SUBJETIVIDADE E DOCÊNCIA: COMPROMETIMENTO COM OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ementa: A classificação e a perversa lógica de co-dependência da exclusão. Compreensão das relações de interdependência entre as diferenças como base para a inclusão. Estudo dos diferentes sujeitos do processo educativo, o encontro de subjetividades e a construção da autonomia para uma educação inclusiva. Ministrantes: Profª. Dra. Patrícia Pinto Wolffenbüttel (IFSUL) e Profª. Dra. Patrícia Thoma Eltz (IFSUL) 21 – SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): INTERFACES E PRÁTICAS Ementa: Reflexão acerca das concepções e práticas pedagógicas que fundamentam o Atendimento Educacional Especializado ofertado nas salas de recursos das escolas de educação básica. Ministrante: Profª Me. Tânia Maria Paula de Azevedo

VERIFIQUE ABAIXO OS TRABALHOS APROVADOS: PÔSTERES: Pôsteres aprovados COMUNICAÇÕES ORAIS: os dois arquivos abaixo possuem as mesmas informações. Porém:

Orientamos que siga este Modelo de apresentação oral para criar a sua apresentação oral.

  • IMPORTANTE: se você recebeu a aprovação do trabalho, mas ainda não realizou sua inscrição no evento, acesse o menu abaixo “Inscrições“, preencha a ficha de inscrição e realize o pagamento o mais breve possível para garantir a sua vaga no evento.
  • Apenas o autor principal do trabalho deve cadastrá-lo ao preencher a ficha de inscrição. Os coautores serão cadastrados pelo autor na etapa de trabalhos.

Orientações para apresentação no dia do evento:  Pôster:

  • Dimensões: altura 90cm e largura 60cm, com cordinha para suspendê-lo (pendurar)
  • Deverá conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito.
  • Data e horário da apresentação: os trabalhos terão horários específicos para exposição, a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma.
  • O autor responsável pela apresentação do pôster deverá permanecer junto ao mesmo no horário de visitação, para receber eventuais participantes interessados, bem como a comissão avaliadora dos pôsteres.
  • O pôster deverá ser retirado após o término do horário da exposição definido no cronograma do evento. A Organização do Evento não se responsabiliza pelos trabalhos não retirados no período estipulado.

Comunicação Oral

  • Slides deverão conter, obrigatoriamente: título do trabalho, autores, e-mail do autor principal para contato e demais elementos constituintes do trabalho propriamente dito.
  • Data e horário da apresentação: os trabalhos terão horários específicos para exposição, a serem divulgados após sua avaliação, conforme cronograma.
  • Tempo de apresentação: 15 minutos

PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS (PRORROGADO): ATÉ 12 DE MARÇO/2017 Os participantes deverão enviar 02 ARQUIVOS exclusivamente para o e-mail [email protected]: * SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL: – Trabalho completo (de 12 a 15 páginas), contendo, dentro desse limite de páginas:

  • Se trabalho de pesquisa ou relato de experiência: Resumo (250 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema, problema de pesquisa e fundamentação teórica), Objetivos, Método, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.
  • Se trabalho estritamente teórico: Resumo (250 palavras), Palavras-chave (de três a cinco palavras), Introdução (apresentação do tema), Objetivos, Desenvolvimento, Conclusões ou Considerações Finais e Referências.

– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples no resumo e 1,5 no restante do texto, todo o texto justificado. Citações e referências conforme normas da ABNT. – Enviar 01 arquivo com o trabalho na íntegra, sem qualquer identificação de autoria, contendo somente: título do trabalho, eixo temático, resumo, palavras-chave e texto completo. Em hipótese alguma o documento deverá ser identificado; caso contrário, o trabalho será desclassificado. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “semident”. Ex: atendimentoacrianças_semident Modelo: Template trabalho completo sem identificaçãoEnviar 01 arquivo com o trabalho na íntegra (mesmo acima) com identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo, palavras-chave e texto completo. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas), seguidas de _ e da expressão “comident”. Ex: atendimentoacrianças_comident

Modelo: Template trabalho completo com identificação

  * SUBMISSÃO DE PÔSTER: – Resumo de até 500 palavras, contendo: Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa ou de relato de experiência. Logo abaixo do resumo, inserir de três a cinco palavras-chave. – Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, único parágrafo justificado, espaçamento simples. No resumo não se deve utilizar citações, tampouco figuras ou tabelas. – Enviar 01 arquivo com o resumo do trabalhosem qualquer identificação de autoria, contendo somente: título do trabalho, eixo temático, resumo e palavras-chave. Em hipótese alguma o documento deverá ser identificado; caso contrário, o trabalho será desclassificado. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “semident”. Ex: atendimentoacrianças_semident

Modelo: Template arquivo resumo sem identificação

Enviar 01 arquivo com o resumo (mesmo acima, considerando 500 palavras exclusivamente para o texto, desconsiderar os nomes) e com a identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo e palavras-chave. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “comident”. Ex: atendimentoacrianças_comident Modelo: Template arquivo resumo com identificação   IMPORTANTE:

  • Cada inscrito poderá enviar 01 trabalho como Comunicação oral e 01 trabalho como Pôster, na condição de primeiro autor.
  • O inscrito poderá constar como coautor em mais um trabalho enviado por outro participante, independente do número de trabalhos enviados.
  • O número máximo de participantes por trabalho (autor + coautores) é de 05 pessoas.
  • Somente serão aceitos trabalhos já concluídos e/ou em andamento que apresentem resultados parciais. Não serão aceitos projetos de pesquisa ou de extensão a serem realizados.
  • A Comissão Científica responderá por e-mail a aprovação dos trabalhos. Ao final de todas as avaliações, será publicada a relação completa de trabalhos aprovados no site do evento.
  • Somente após receber a aprovação do trabalho por e-mail, o autor principal deverá acessar o site do evento, se inscrever, preencher a etapa de trabalhos com os dados (título, autores e seus respectivos CPFs e e-mails e a Instituição de Ensino), finalizar a inscrição e realizar o pagamento.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito (pago) no evento e será conferido o certificado de apresentação apenas para o autor responsável pelo envio do trabalho. Os demais coautores terão seus nomes na sequência do certificado e divulgados nos Anais do evento. Todos os certificados (de participação e de trabalhos) serão fornecidos de forma online após o evento.

Eixos temáticos:  1 – Políticas públicas, Educação Especial e a Educação Inclusiva Ementa: Aspectos históricos, filosóficos e legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Paradigmas educacionais da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Políticas públicas da Educação Inclusiva no Brasil e no exterior. 2 – Articulações entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva Ementa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva mediando processos de inclusão educacional e aprendizagem no ensino básico. Boas práticas na Escola Especial. Articulações entre a Educação Especial e a Educação inclusiva para a estruturação e efetivação dos currículos, métodos, técnicas e recursos para atender as especificidades do público alvo da Educação Especial. O Ensino Colaborativo e a articulação do trabalho em Rede (Saúde, Assistência Social, Jurídica, Educação, Trabalho) 3 – Propostas curriculares, interdisciplinaridade e Educação Inclusiva Ementa: Tendências contemporâneas sobre o currículo, o trabalho interdisciplinar e a gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a organização de currículos, programas e projetos pedagógicos, na perspectiva da Educação Inclusiva. 4 – Formação de professores e a Educação Inclusiva Ementa: A formação inicial e continuada de professores relacionados à prática pedagógica inclusiva, com vistas à aprendizagem de alunos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Conhecimentos, crenças e concepções docentes acerca da Educação Inclusiva. Boas práticas de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva. 5 – A Educação Inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica Ementa: Práticas, princípios e pressupostos do planejamento e da organização das atividades de ensino. Diferentes formas de organização das situações de aprendizagem nos diferentes contextos da Educação Básica. Os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva. 6 – A pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais na Educação Superior: acesso, permanência e aprendizagem Ementa: Acessibilidade, condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem e evasão dos alunos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais na Educação Superior. 7 – Contextos sociais e Educação Inclusiva Ementa: A Educação Inclusiva nos movimentos sociais, na democracia, na participação social e na cidadania: aspectos atuais. O terceiro setor e a Educação Inclusiva: minorias sociais. Movimentos de educação popular e as questões de gênero, religiosas, étnico-raciais, de classe e geracionais na perspectiva da Educação Inclusiva. Processos sociais de exclusão e inclusão. 8 – Tecnologias assistivas e práticas pedagógicas Ementa: As tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como fator de inclusão socioeducacional. Estudo dos recursos tecnológicos de apoio ao processo ensino e aprendizagem do aluno com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. As tecnologias assistivas, os softwares educativos e a internet como meios de inclusão social e educacional. 9 – Infâncias, famílias e intervenção precoce Ementa: A relação e a constituição do trabalho interdisciplinar na intervenção precoce. Infâncias, famílias e escolas. 10 – Sujeitos, subjetividades e Educação Inclusiva Ementa: Processos de subjetivação. Sujeitos, subjetividades e contextos sociais. Identidades e subjetividades. 11 – Alfabetização e letramento: inclusão sociocultural Ementa: Processo de leitura, escrita e oralidade: letramento e alfabetização. O sentido da alfabetização e sua relação com a cultura letrada. Diferentes concepções de alfabetização: do mecanicismo às práticas contemporâneas. Alfabetização na perspectiva do letramento como processo de inclusão cultural. 12 – Profissionalização e mundo do trabalho na perspectiva da Educação Inclusiva Ementa: Processos de acesso, acompanhamento e permanência das pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas especiais no mundo do trabalho. Políticas públicas voltadas para a inclusão social da pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais via profissionalização. Relação entre escolarização e profissionalização da pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. 13 – Gestão Escolar e a Educação Inclusiva Ementa: Os desafios da gestão escolar em face das novas demandas da sociedade, com vistas à inclusão de sujeitos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Diferentes concepções e práticas de gestão pedagógica que visam a construção e efetivação de propostas inclusivas nos espaços escolares. Modelos de gestão favorecedores de uma escola inclusiva. O Projeto Político Pedagógico e a Educação Inclusiva   Critérios gerais de avaliação:

  • Coerência e clareza
  • Relevância científica e social do trabalho
  • Rigor teórico-metodológico
  • Aspectos éticos (não ocorrência de plágio e não identificação de sujeitos e/ou instituições participantes*)
  • Correção gramatical (recomenda-se que os trabalhos passem por revisão das normas da Língua Portuguesa antes da submissão, uma vez que incorreções dessa natureza poderão resultar na eliminação do trabalho)
  • Formatação (conforme normas estabelecidas pelo evento)

* Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação   Critérios eliminatórios:

  • Identificação de autoria no documento do resumo ou trabalho completo
  • Trabalhos que não atendem as normas de submissão
  • Não alinhamento do trabalho ao tema geral do evento

 

Modalidade Valor
Alunos e Diplomados PUCRS R$ 120,00
Alunos Externos R$ 150,00
Alunos de Pós-graduação R$ 150,00
Professores da Educação Básica R$ 120,00
Professores da Educação Superior R$ 180,00
Público em Geral R$ 180,00
  • Minicursos não possuem valor adicional e serão simultâneos.

IMPORTANTE:

  • SE DESEJA ENVIAR TRABALHOS PARA O EVENTO, PRIMEIRO ENCAMINHE OS ARQUIVOS NECESSÁRIOS PARA O E-MAIL INDICADO, CONFORME CONSTA NO MENU “TRABALHOS”.
  • SOMENTE APÓS OBTER A APROVAÇÃO,  REALIZE A SUA INSCRIÇÃO NO EVENTO.
  • SE NÃO DESEJA ENVIAR TRABALHOS, JÁ PODE CLICAR ABAIXO EM “INSCREVA-SE” E REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO.
  • O ENVIO DE TRABALHOS É OPCIONAL.

Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão abaixo “Inscreva-se” e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal.

 

ESE/IPP – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)

Porto

logo Pporto-03

Universidade do Minho – Instituto de Educação – Centro de Investigação em Educação – Braga (Portugal)

2016-LOGO-IE-CIED

2016-LOGO-IE-FCT-MCTES

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)

Facul Psi Porto       UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba

CFP

UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – RS U. Santa Maria           UNILASALLE – Centro Universitário La Salle – RS Unilasalle       IFSUL – Instituto Federal Sul -Rio Grandense – Sapucaia do Sul – RS IFSul_Vetor   IPA – Centro Universitário Metodista IPA -RS Ipa       FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS FADERS         Colégio Santa Dorotéia Santa Dorotéia   SMED/POA – Secretaria Municipal de Educação – RS brasão PREF-SMEDhoriz   CID – Centro Integrado de Desenvolvimento Logotipia CID-01 Colégio de Aplicação da UFRGS – RS Colégio de Aplicação da UFRGS         APOIO: CNPQ cnpq-300x128   CAPES logo capes 65 anos

  • Abaixo, constam algumas opções de hotéis nas proximidades do local do evento.
  • Para realizar a sua reserva e verificar detalhes (garantia de não comparecimento, estacionamento, imposto de turismo, internet, café da manhã, opções de quarto), consulte diretamente o staff do hotel.
  • Se optar pelos hotéis com preço reduzidos (*), informe que que participará do evento para melhor identificação do respectivo hotel.

  LOGO-RADISSON-POA2 Radisson Porto Alegre (* preços reduzidos)

Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995, Bairro Bela Vista, Fone 55 51 3019 8000.

E-mail para contato: [email protected]

Tarifário:

Superior Single – R$ 259,00 (+ 5% taxa ISS + 10% de taxa de serviço)

Superior Double – R$ 299,00 (+ 5% taxa ISS + 10% de taxa de serviço)

  • Número de quartos limitados nesse valor diferenciado.

Novotel_HResorts_logo_P2766 Novotel Porto Alegre (* preços reduzidos) Av. Soledade, 575, Bairro Três Figueiras, Fone: 55 51 3327 9292. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Single – R$ 264,00 (+ 5% taxa ISS) Double – R$ 346,00 (+ 5% taxa ISS)

  • Número de quartos limitados nesse valor diferenciado.

Blue tree towers Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre (* preços reduzidos) Av. Borges de Medeiros, 3120, Bairro Praia de Belas, Fone: 55 51 3026 2200. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Superior Single – R$ 240,00 (+ 5% taxa ISS) Superior Double – R$ 280,00  (+ 5% taxa ISS)

  • Número de quartos limitados nesse valor diferenciado.

everest Everest Porto Alegre Hotel (* preços reduzidos) Rua Duque de Caxias, 1357, Bairro Centro Histórico, Fone: 55 51  3215 9500. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Standard Executivo Single – R$ 181,00 (+ 5% de taxa) Standard Executivo Double – R$ 208,00 (+ 5% de taxa)

  • Vagas limitadas com esse valor de diária. Verificar diretamente com o hotel a disponibilidade.
  • Caso tenha realizado a sua inscrição, mas não conseguiu gerar o boleto para pagamento, pode contatar o EDUCON: [email protected]  / (51) 3320 3680/3727
  • Caso tenha gerado, mas consta como vencido, não realize o pagamento do boleto, pois a inscrição não poderá ser validada. Nesse caso, contate o setor acima para gerar novo boleto.
  • Outras dúvidas, pode preencher o menu abaixo “Fale-conosco”.

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