O I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017 no prédio 40 da PUCRS, propõe-se a refletir sobre os processos inclusivos nos diferentes espaços educativos, considerando os processos de ensino e de aprendizagem como centrais para a inclusão sócio educacional dos sujeitos com deficiência. O evento constitui-se como um espaço para debates e trocas de experiências educacionais, buscando potencializar o papel da escola e fomentar a ação do professor diante da inclusão do sujeito no espaço educativo.
Promover um espaço de discussão e reflexão a respeito da produção do conhecimento científico no campo da Educação Inclusiva e fomentar a troca de saberes e experiências educativas na área.
Tem como público alvo pesquisadores da área, acadêmicos de graduação e pós-graduação e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.
O I Seminário Luso-brasileiro de Educação Inclusiva: o ensino e a aprendizagem em discussão, será realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio de 2017, no Teatro do prédio 40 e salas do prédio 15 na PUCRS.
Coordenadora Geral: Dra. Marlene Rozek Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
Secretaria Executiva:
03 de maio de 2017
Horário | Atividade |
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9h | Credenciamento |
9h30min | Abertura Conferência I: A intervenção precoce como caminho para a inclusão: a experiência europeia |
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10h30min | Intervalo |
11h | Mesa redonda I: Inclusão escolar: as práticas pedagógicas em discussão |
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12h30min | Intervalo para o almoço |
13h30 às 14h | Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Pôsteres |
14h às 17h | Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Comunicação Oral |
04 de maio de 2017
Horário | Atividade |
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9h | Conferência II: Formação de Professores, Educação Inclusiva e Interdisciplinaridade |
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10h30min | Intervalo |
11h | * Minicursos – Prédio 15 |
12h30min | Intervalo para o almoço |
13h30 às 14h | Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Pôsteres |
14h às 17h | Apresentação de trabalhos (Prédio 15): Comunicação Oral |
05 de maio de 2017
Horário | Atividade |
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9h | Mesa redonda II: Ser professor no contexto da Educação Inclusiva: experiências e investigações |
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10h30min | Intervalo |
11h | Mesa redonda III: Currículo e avaliação na perspectiva da Educação Inclusiva |
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14h | Mesa redonda IV: Redes interdisciplinares de apoio e inclusão social |
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15h30min | Intervalo |
16h | Conferência de encerramento: O ensino e a aprendizagem – produção de sentidos e subjetividade |
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17h30min | Coquetel de encerramento |
Carga horária: 24 horas. Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência. * MINICURSOS: Possuem duração de 1h30min, não possuem custo adicional, são atividades obrigatórias, simultâneas e integram a programação do evento. As vagas são limitadas para cada minicurso e serão encerradas à medida que esgotarem. No momento da inscrição, será possível escolher uma das opções abaixo: 1 – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRIVAÇÃO CULTURAL? Ementa: Importância da convivência com a cultura escrita desde o espaço familiar até o ambiente escolar. A criança menos privilegiada e sua desvantagem cultural perante aquela que convive em seu lar com material escrito. A necessidade de inserir todas as crianças quando chegam a escola em contato diário com a cultura letrada. Aquisição das habilidades de leitura e de escrita, com o propósito de formar o cidadão capaz de usufruir com competência das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita. Ministrante: Profª. Dra. Cristiane Lumertz Klein Domingues (PUCRS) 2 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM LIBRAS Ementa: Dinâmicas sobre o conto em sala de AEE, narrativas surdas, narrativas literárias (literatura erudita e literatura clássica), em que a língua de interação seja a Libras. Importância do contato direto com a Libras, bem como a apropriação e valorização da cultura na perspectiva da inclusão. Ministrante: Profª. Dra. Melânia de Melo Casarin (UFSM) e Panta Alex Vidal (UFSM) 3 – PORTUGUÊS ESCRITO, VISUAL E BILÍNGUE Ementa: As relações do educar e do aprender o português em Libras, por meio da escrita e visualidade. O ensino na modalidade bilíngue. Criações textuais em Libras. Ministrante: Profª. Me. Carolina Comerlato Sperb (IFRS/Porto Alegre) e Profª. Esp. Priscila de Abreu Bortoletti 4 – DIAGNÓSTICO PRECOCE DE RISCO DE AUTISMO NA PRIMEIRA INFÂNCIA Ementa: Atualização de educadores e gestores que trabalham com a primeira infância, no que se refere ao risco de diagnóstico de autismo em bebês. O desenvolvimento emocional e no que diz respeito ao sofrimento psíquico. Últimas pesquisas e protocolos relacionados ao diagnóstico precoce de autismo em bebês e a relação entre genética, epigenética e a intervenção precoce. Reflexão sobre vídeos de bebês com risco de autismo e a análise desses conforme os protocolos atualmente validados. Ministrante: Dra. Gabriela Xavier de Araujo (IPA) 5 – ESTIMULAÇÃO PRECOCE Ementa: Marcos legais no campo dos Direitos Humanos e Políticas Públicas na 1ª Infância. Diretrizes em Estimulação Precoce do Ministério da Saúde-2016. Estimulação Precoce: referências teóricas e considerações técnicas Ministrantes: Profª. Me. Marilú Mourão (FADERS) e Profª. Me. Andrea Asti Severo (FADERS) 6 – ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: UM OLHAR INTERESSADO ACERCA DA INCLUSÃO ESCOLAR E DA APRENDIZAGEM. Ementa: Práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos comTranstorno do Espectro Autista (TEA), uma vez que a inclusão escolar desses alunos tem se mostrado um desafio para as escolas que se propõem a recebê-los. Demonstração de casos de inclusão na rede regular de ensino, tendo em vista práticas pedagógicas que destacam a forma singular como cada um desses alunos se apresenta, independentemente das características descritas em manuais médicos de diagnóstico. Ministrantes: Profª. Dra. Márcia Doralina Alves (UFSM) e Profª. Me. Taís Guareschi (UFSM) 7 – COMPORTAMENTOS ADAPTATIVOS E ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ementa: O conceito de deficiência intelectual, quando pensado para um ensino voltado aos comportamentos adaptativos no âmbito educacional. Avaliação dos comportamentos adaptativos para respaldar o nível de gravidade da deficiência. As áreas que dividem os comportamentos adaptativos: atividade da vida doméstica, da vida comunitária, de aprendizagem ao longo da vida, de emprego, de saúde e segurança, sociais. Estudo da importância da implementação de procedimentos específicos de ensino como passíveis de mudança comportamental. Ministrantes: Profª Dra. Iasmin Zanchi Boueri (UFPR) e Profª Drª Sabrina Fernandes de Castro (UFSM) 8 – BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM UMA ESCOLA REGULAR INCLUSIVA Ementa: Estudo do processo de escolarização e aprendizagem dos alunos com deficiências, transtorno específico da aprendizagem, na rede regular de ensino. Exame das boas práticas de gestão referentes à inclusão. Ministrantes: Profª. Me. Mariângela Pozza Homem (Escola Santa Dorotéia) e Profª Dra. Marinice Souza Simon (Escola Santa Dorotéia) 9 – ESCOLA INCLUSIVA E O MODELO DE ATENDIMENTO À DIVERSIDADE (MAD) Ementa: Detalhamento do trabalho desenvolvido pelo MAD. Compreensão da importância de se intervir de modo preventivo quando o aluno começa a experimentar problemas nas suas aprendizagens para que tenha acesso a intervenções especializadas e comprovadas pela investigação, numa fase mais precoce do seu percurso escolar. Demonstração de que o MAD é operacionalizado sob a forma de consultoria e, quando necessário, de ação direta, tendo por base a colaboração e a disponibilização de um sistema de apoio entre todos os indivíduos implicados no processo de aprendizagem dos alunos. Ministrantes: Profª. Me. Andréa Tonini (UFSM); Profª. Dra. Fabiane Adela Tonetto Costas (UFSM). 10 – CURRÍCULO ADAPTADO E PRÁTICA PEDAGÓGICA: CONHECIMENTOS, ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO Ementa: Discussão do currículo escolar e as implicações da adaptação prevista na legislação em casos de ensino para alunos com deficiência em escolas regulares. Estudo das possibilidades de flexibilização curricular, considerando o planejamento das escolas em seus diferentes níveis, em especial os planos de estudo e o plano de trabalho docente. Reflexão sobre propostas de adaptação de currículos, considerando a adequação de conhecimentos, as estratégias de ensino (recursos pedagógicos adaptados) e as propostas avaliativas (instrumentos e recursos); apresenta e discute planos pedagógicos adaptados. Ministrante: Profª. Dra. Luciane Torezan Viegas (Centro Universitário Metodista – IPA) 11 – O ESPAÇO FÍSICO UNIVERSITÁRIO COMO UM DOS MEIOS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Ementa: Exame de questões referentes a influência dos espaços físicos no acesso e permanência de pessoas com deficiência nos ambientes universitários, através da análise dos marcos legais do Ministério da Educação (MEC) e pela ótica dos usuários. Demonstração do progressivo aumento das exigências legais em comparação à entrada de pessoas com deficiência nos ambientes universitários. Análise da aplicabilidade da NBR9050 nos ambientes universitários, apresentando a percepção dos usuários após a ocupação das adaptações além disso, apresenta metodologias para executar um levantamento de barreiras arquitetônicas e busca de soluções.
Ministrante: Profª. Esp. Marcelo Gindri Rigotti (IPA) 12 – ENSINO COLABORATIVO COMO PARCERIA ENTRE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E ENSINO REGULAR Ementa: Caracterização do Ensino Colaborativo como prática pedagógica de apoio ao processo de inclusão escolar de alunos com deficiência intelectual. Análise do papel do Professor Colaborador, do Professor de Ensino Regular e do Professor de Sala de Recursos Multifuncionais, a partir de uma proposta de articulação pedagógica. Vivências das possibilidades e desafios para efetivação do ensino colaborativo na realidade escolar brasileira. Ministrante: Profª. Me. Cláucia Honnef (UFSM) 13 – SEXUALIDADE E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA Ementa: Construção de conceitos relativos à sexualidade e à pessoa com deficiência. Caracterização de Instinto, impulso, representação, corpo e sexualidade. Comparação entre educação e orientação sexuais. Orientação sobre as consequências da ausência de continência da sexualidade, abordando os aspectos legais que formalizam o direito à sexualidade. Ministrante: Prof. Me. Charlie Trelles Severo (FADERS) 14 – PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE RECURSOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Ementa: Reflexão acerca da produção e utilização de recursos concretos inclusivos para serem utilizados no ensino da matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ministrantes: Profª. Me. Marilena Assis (Rede Municipal e Estadual de POA) e Profª. Me. Mayara Costa da Silva (UFRGS) 15 – RECURSOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ementa: Detalhamento da utilização de recursos e atividades pedagógicos como ferramenta do ambiente educacional e estímulo aos educandos, facilitando e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem. Reflexão sobre a eliminação das barreiras de aprendizagem através do lúdico, por meio do jogo como estratégia de intervenção e mediação no desenvolvimento do conhecimento do aluno. Ministrante: Profª. Esp. Alexsandra Paz Araújo (FADERS) e Profª. Lisiane Gil (FADERS) 16 – ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: DIREITO AO ENSINO INCLUSIVO. Ementa: Estudo da concepção de Altas Habilidades/ Superdotação. Aprofundamento sobre o entendimento do direito à educação inclusiva na perspectiva das Políticas Públicas. Ministrante: Profª. Me. Larice Maria Bonato Germani (FADERS) 17 – BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA Ementa: Reflexão sobre a formação e qualificação dos profissionais da Educação. Compreensão de algumas práticas pedagógicas possíveis com alunos que apresentam Transtorno do Espectro Autista. Explicitação das possibilidades e potencialidades em diferentes espaços educacionais. Ministrante: Profª. Me. Karla Wunder da Silva (Rede Municipal de Porto Alegre) 18 – BOAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Ementa: Compreender a deficiência intelectual, boas práticas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência intelectual. Ministrante: Profª. Dra. Katiuscha Lara Genro Bins (Rede Municipal de Porto Alegre) 19 – RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: PARCERIA OU CONFLITO? Ementa: Busca de compreensão sobre o contexto histórico das relações família-escola. Reflexão sobre as possibilidades e limites. Detalhamento dos fatores que favorecem e fatores que dificultam as relações família-escola. Aprofundamento sobre as repercussões na aprendizagem. Ministrante: Me. Denise Maia (PUCRS) 20 – ÉTICA, SUBJETIVIDADE E DOCÊNCIA: COMPROMETIMENTO COM OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Ementa: A classificação e a perversa lógica de co-dependência da exclusão. Compreensão das relações de interdependência entre as diferenças como base para a inclusão. Estudo dos diferentes sujeitos do processo educativo, o encontro de subjetividades e a construção da autonomia para uma educação inclusiva. Ministrantes: Profª. Dra. Patrícia Pinto Wolffenbüttel (IFSUL) e Profª. Dra. Patrícia Thoma Eltz (IFSUL) 21 – SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE): INTERFACES E PRÁTICAS Ementa: Reflexão acerca das concepções e práticas pedagógicas que fundamentam o Atendimento Educacional Especializado ofertado nas salas de recursos das escolas de educação básica. Ministrante: Profª Me. Tânia Maria Paula de Azevedo
VERIFIQUE ABAIXO OS TRABALHOS APROVADOS: PÔSTERES: Pôsteres aprovados COMUNICAÇÕES ORAIS: os dois arquivos abaixo possuem as mesmas informações. Porém:
Orientamos que siga este Modelo de apresentação oral para criar a sua apresentação oral.
Orientações para apresentação no dia do evento: Pôster:
Comunicação Oral
PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS (PRORROGADO): ATÉ 12 DE MARÇO/2017 Os participantes deverão enviar 02 ARQUIVOS exclusivamente para o e-mail [email protected]: * SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO ORAL: – Trabalho completo (de 12 a 15 páginas), contendo, dentro desse limite de páginas:
– Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas simples no resumo e 1,5 no restante do texto, todo o texto justificado. Citações e referências conforme normas da ABNT. – Enviar 01 arquivo com o trabalho na íntegra, sem qualquer identificação de autoria, contendo somente: título do trabalho, eixo temático, resumo, palavras-chave e texto completo. Em hipótese alguma o documento deverá ser identificado; caso contrário, o trabalho será desclassificado. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “semident”. Ex: atendimentoacrianças_semident Modelo: Template trabalho completo sem identificação – Enviar 01 arquivo com o trabalho na íntegra (mesmo acima) com identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo, palavras-chave e texto completo. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas), seguidas de _ e da expressão “comident”. Ex: atendimentoacrianças_comident
Modelo: Template trabalho completo com identificação
* SUBMISSÃO DE PÔSTER: – Resumo de até 500 palavras, contendo: Introdução, Objetivos, Método, Resultados e Conclusões ou Considerações Finais. Somente serão aceitos trabalhos de pesquisa ou de relato de experiência. Logo abaixo do resumo, inserir de três a cinco palavras-chave. – Formato: Fonte Times New Roman, tamanho 12, único parágrafo justificado, espaçamento simples. No resumo não se deve utilizar citações, tampouco figuras ou tabelas. – Enviar 01 arquivo com o resumo do trabalho, sem qualquer identificação de autoria, contendo somente: título do trabalho, eixo temático, resumo e palavras-chave. Em hipótese alguma o documento deverá ser identificado; caso contrário, o trabalho será desclassificado. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “semident”. Ex: atendimentoacrianças_semident
Modelo: Template arquivo resumo sem identificação
– Enviar 01 arquivo com o resumo (mesmo acima, considerando 500 palavras exclusivamente para o texto, desconsiderar os nomes) e com a identificação de todos os autores (para fins de publicação de anais). Neste arquivo, deverá constar título do trabalho, eixo temático, autores, respectivas filiações institucionais e e-mail do primeiro autor, resumo e palavras-chave. Ele deverá ser nomeado da seguinte forma: primeiras três palavras do título (sem espaços entre elas) seguidas de _ e da expressão “comident”. Ex: atendimentoacrianças_comident Modelo: Template arquivo resumo com identificação IMPORTANTE:
Eixos temáticos: 1 – Políticas públicas, Educação Especial e a Educação Inclusiva Ementa: Aspectos históricos, filosóficos e legais da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Paradigmas educacionais da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Políticas públicas da Educação Inclusiva no Brasil e no exterior. 2 – Articulações entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva Ementa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva mediando processos de inclusão educacional e aprendizagem no ensino básico. Boas práticas na Escola Especial. Articulações entre a Educação Especial e a Educação inclusiva para a estruturação e efetivação dos currículos, métodos, técnicas e recursos para atender as especificidades do público alvo da Educação Especial. O Ensino Colaborativo e a articulação do trabalho em Rede (Saúde, Assistência Social, Jurídica, Educação, Trabalho) 3 – Propostas curriculares, interdisciplinaridade e Educação Inclusiva Ementa: Tendências contemporâneas sobre o currículo, o trabalho interdisciplinar e a gestão escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Fundamentação teórica das diretrizes que norteiam a organização de currículos, programas e projetos pedagógicos, na perspectiva da Educação Inclusiva. 4 – Formação de professores e a Educação Inclusiva Ementa: A formação inicial e continuada de professores relacionados à prática pedagógica inclusiva, com vistas à aprendizagem de alunos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Conhecimentos, crenças e concepções docentes acerca da Educação Inclusiva. Boas práticas de ensino na perspectiva da Educação Inclusiva. 5 – A Educação Inclusiva e os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica Ementa: Práticas, princípios e pressupostos do planejamento e da organização das atividades de ensino. Diferentes formas de organização das situações de aprendizagem nos diferentes contextos da Educação Básica. Os processos de ensino e de aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva. 6 – A pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais na Educação Superior: acesso, permanência e aprendizagem Ementa: Acessibilidade, condições de acesso e permanência com qualidade de aprendizagem e evasão dos alunos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais na Educação Superior. 7 – Contextos sociais e Educação Inclusiva Ementa: A Educação Inclusiva nos movimentos sociais, na democracia, na participação social e na cidadania: aspectos atuais. O terceiro setor e a Educação Inclusiva: minorias sociais. Movimentos de educação popular e as questões de gênero, religiosas, étnico-raciais, de classe e geracionais na perspectiva da Educação Inclusiva. Processos sociais de exclusão e inclusão. 8 – Tecnologias assistivas e práticas pedagógicas Ementa: As tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) como fator de inclusão socioeducacional. Estudo dos recursos tecnológicos de apoio ao processo ensino e aprendizagem do aluno com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. As tecnologias assistivas, os softwares educativos e a internet como meios de inclusão social e educacional. 9 – Infâncias, famílias e intervenção precoce Ementa: A relação e a constituição do trabalho interdisciplinar na intervenção precoce. Infâncias, famílias e escolas. 10 – Sujeitos, subjetividades e Educação Inclusiva Ementa: Processos de subjetivação. Sujeitos, subjetividades e contextos sociais. Identidades e subjetividades. 11 – Alfabetização e letramento: inclusão sociocultural Ementa: Processo de leitura, escrita e oralidade: letramento e alfabetização. O sentido da alfabetização e sua relação com a cultura letrada. Diferentes concepções de alfabetização: do mecanicismo às práticas contemporâneas. Alfabetização na perspectiva do letramento como processo de inclusão cultural. 12 – Profissionalização e mundo do trabalho na perspectiva da Educação Inclusiva Ementa: Processos de acesso, acompanhamento e permanência das pessoas com deficiência e/ou necessidades educativas especiais no mundo do trabalho. Políticas públicas voltadas para a inclusão social da pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais via profissionalização. Relação entre escolarização e profissionalização da pessoa com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. 13 – Gestão Escolar e a Educação Inclusiva Ementa: Os desafios da gestão escolar em face das novas demandas da sociedade, com vistas à inclusão de sujeitos com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Diferentes concepções e práticas de gestão pedagógica que visam a construção e efetivação de propostas inclusivas nos espaços escolares. Modelos de gestão favorecedores de uma escola inclusiva. O Projeto Político Pedagógico e a Educação Inclusiva Critérios gerais de avaliação:
* Salvo quando a instituição solicitar formalmente sua divulgação Critérios eliminatórios:
Modalidade | Valor |
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Alunos e Diplomados PUCRS | R$ 120,00 |
Alunos Externos | R$ 150,00 |
Alunos de Pós-graduação | R$ 150,00 |
Professores da Educação Básica | R$ 120,00 |
Professores da Educação Superior | R$ 180,00 |
Público em Geral | R$ 180,00 |
IMPORTANTE:
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão abaixo “Inscreva-se” e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. |
ESE/IPP – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (Portugal)
Universidade do Minho – Instituto de Educação – Centro de Investigação em Educação – Braga (Portugal)
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – RS UNILASALLE – Centro Universitário La Salle – RS IFSUL – Instituto Federal Sul -Rio Grandense – Sapucaia do Sul – RS IPA – Centro Universitário Metodista IPA -RS FADERS – Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS Colégio Santa Dorotéia SMED/POA – Secretaria Municipal de Educação – RS CID – Centro Integrado de Desenvolvimento Colégio de Aplicação da UFRGS – RS APOIO: CNPQ CAPES
Radisson Porto Alegre (* preços reduzidos)
Av. Cel. Lucas de Oliveira, 995, Bairro Bela Vista, Fone 55 51 3019 8000.
E-mail para contato: [email protected]
Tarifário:
Superior Single – R$ 259,00 (+ 5% taxa ISS + 10% de taxa de serviço)
Superior Double – R$ 299,00 (+ 5% taxa ISS + 10% de taxa de serviço)
Novotel Porto Alegre (* preços reduzidos) Av. Soledade, 575, Bairro Três Figueiras, Fone: 55 51 3327 9292. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Single – R$ 264,00 (+ 5% taxa ISS) Double – R$ 346,00 (+ 5% taxa ISS)
Blue Tree Towers Millenium Porto Alegre (* preços reduzidos) Av. Borges de Medeiros, 3120, Bairro Praia de Belas, Fone: 55 51 3026 2200. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Superior Single – R$ 240,00 (+ 5% taxa ISS) Superior Double – R$ 280,00 (+ 5% taxa ISS)
Everest Porto Alegre Hotel (* preços reduzidos) Rua Duque de Caxias, 1357, Bairro Centro Histórico, Fone: 55 51 3215 9500. E-mail para contato: [email protected] Tarifário: Standard Executivo Single – R$ 181,00 (+ 5% de taxa) Standard Executivo Double – R$ 208,00 (+ 5% de taxa)