Atenção: término do prazo para o envio do texto completo é 03/12 para o e-mail [email protected];
|
O XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos é um evento bianual integrado ao calendário de atividades do Programa de Pós-graduação em História da PUCRS. Em 2017, será realizada a 11ª edição, mantendo a tradição do Programa de realização de eventos científicos de caráter internacional que reúnam professores e pós-graduandos de todo o país e exterior.
O CIEIA foi criado com o fim de promover a divulgação das pesquisas em andamento, nas áreas em que se concentram as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Programa de Pós-graduação em História da PUCRS, e para promover a integração dessas pesquisas com o que vem sendo em outros centros de pesquisa localizados no país e no exterior.
O evento será aberto a pesquisadores, professores e estudantes de Graduação e Pós-graduação em História e ciências humanas e sociais, assim como para o público em geral.
O “XI Congresso Internacional de Estudos Ibero-Americanos – 80 anos de Estado Novo” será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2017, no Auditório do Prédio 5, Campus Central da PUCRS.
Comissão Organizadora:
Comissão Científica:
17 de outubro
Horário | Atividade |
---|---|
15h | Conferência de abertura – Tema: Os 80 anos do Estado Novo |
Profa. Dra. Ângela de Castro Gomes (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Universidade Federal Fluminense – UFF) |
18 de outubro
Horário | Atividade |
---|---|
8h às 12h | Simpósios Temáticos |
14h às 17h | Mesa redonda – Tema: Literatura, cultura e pensamento social no Brasil dos anos 1930. |
Participantes: | |
Prof. Dr. Gilberto de Mendonça Teles (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUCRJ) | |
Prof. Dr. André Botelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) | |
Profa. Dra. Lúcia Lippi Oliveira (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – Fundação Getúlio Vargas) |
19 de outubro
Horário | Atividade |
---|---|
8h às 12h | Simpósios Temáticos |
14h às 17h | Mesa redonda – Tema: Regimes autoritários no Brasil e nos países ibéricos |
Participantes: | |
Prof. Dr. René E. Gertz (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS) | |
Prof. Dr. António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa) | |
Profa. Dra. Beatriz de las Heras (Universidad Carlos III, Madri) | |
17h30 às 19h | Conferência de encerramento – Tema: Nacionalismos populistas e autoritários na Argentina, no Brasil e no Chile (1929-1959) |
Prof. Dr. Ernesto Bohoslavsky (Universidad Nacional de General Sarmiento e Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina |
Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.
Carga horária: 20 horas. Válido como horas complementares, de acordo com cada unidade acadêmica.
ACESSE AQUI O CRONOGRAMA DOS SIMPÓSIOS.
ACESSE AQUI OS AUTORES POR ORDEM ALFABÉTICA
PERÍODO DE INSCRIÇÃO E PAGAMENTO PARA QUEM POSSUI TRABALHO APROVADO: 21 a 28 DE AGOSTO
CRONOGRAMA E REGULAMENTO:
ATIVIDADE |
DATA |
---|---|
PRAZO FINAL PARA ENVIO DE TRABALHOS (PRORROGADO)
|
ATÉ 13 DE AGOSTO |
PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NO SITE
|
21 DE AGOSTO |
PRAZO PARA O PARTICIPANTE COM TRABALHO APROVADO SE INSCREVER NO SITE, REALIZAR O PAGAMENTO E GARANTIR SUA VAGA NO EVENTO
|
21 A 28 DE AGOSTO |
PERÍODO DE INSCRIÇÕES DE PARTICIPANTES SEM TRABALHOS (após o período de inscrições de quem teve trabalho aprovado) | A PARTIR DE 28 DE AGOSTO |
– Na programação de Simpósios Temáticos serão aceitas inscrições de estudantes, professores e profissionais com pesquisa na área de história, compreendendo:
* alunos de mestrado e doutorado em história ou áreas afins;
* mestres e doutores em história ou áreas afins;
– Cada participante poderá inscrever-se para apresentação de uma comunicação oral, em um dos simpósios temáticos aprovados pela organização do evento;
– Os resumos das propostas de comunicação devem conter entre 15 e 25 linhas, fonte Times New Roman 12, formato A4, margens 2,5 cm, espaço 1,5, apresentando título da proposta, nome e titulação do proponente;
– Cada simpósio pode conter entre 5 e 10 comunicações orais;
– Os trabalhos cujos simpósios não atinjam o número mínimo de inscritos poderão ser remanejados, a critério da comissão coordenadora geral do evento.
– Os coordenadores dos simpósios temáticos atuarão como mediadores das sessões, cabendo a eles orientar e organizar a apresentação de comunicações, abrir e conduzir os debates de cada sessão, e administrar o tempo de apresentação;
– Cada comunicação terá a duração de 20 minutos, tempo que pode ser ajustado de acordo com a avaliação do coordenador da sessão.
SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
Acesse aqui o descritivo completo dos Simpósios Temáticos
Os participantes que desejam enviar o trabalho para publicação (anais) devem obedecer as seguintes normas:
– Somente poderão ser publicados no livro eletrônico trabalhos efetivamente apresentados no evento;
– O término do prazo para o envio do texto completo é 03/12 para o e-mail [email protected];
– Os textos a serem publicados devem observar rigorosamente a seguinte formatação:
– 7 a 10 páginas, fonte Times New Roman 12, formato A4, margens 2,5 cm, espaço 1,5;
– Não deverá haver espaçamento entre parágrafos; cada parágrafo deve ser iniciado com um recuo à esquerda de 1,25 cm.
– Citação no sistema autor-data; formato (Autor, XXXX: n. de página) Ex: Maia, 1990: 164).
– As notas de rodapé devem conter apenas comentários ou observações pertinentes ao texto;
– As referências aos textos citados devem vir apenas ao final do texto, indicadas com título no formato: Referências, em itálico, sem negrito, alinhado à esquerda da página;
– As referências devem ser formatadas de acordo com as normas da ABNT;
– Na primeira linha do texto, deve ser apresentado o título da comunicação, com primeira letra em maiúscula, sem aspas, sem itálico, sem negrito, centralizado;
– Logo após o título deve vir a indicação de uma nota de rodapé com o símbolo *; nessa nota serão indicados: SOBRENOME e Nomes do Autor. Titulação e vinculação acadêmica do proponente; E-mail para contato; Exemplo: FERREIRA, José de Souza. Mestrando do Programa de Pós-graduação em História. Universidade Federal do Maranhão. E-mail: [email protected]
– A primeira página do trabalho completo deve conter cabeçalho com a marca do evento, tal como utilizado para a formatação do resumo (modelo xi cieia formulario pagina inicial texto completo)
– A indicação da nota 1 deve ser posicionada ao final do título completo do texto; a nota deve indicar três palavras-chaves para indexação, separadas por ponto e vírgula (;), iniciadas com “Palavras-chave” e concluídas com ponto final ; EXEMPLO: 1 Palavras-chave: educação básica; Brasil Império; imigração italiana.
– Podem ser enviadas, juntamente com o trabalho escrito, imagens consideradas necessárias à compreensão do texto; estas devem estar no formato .JPG, com qualidade média, e resolução máxima de 300 dpi. As imagens devem ser identificadas com uma legenda posicionada abaixo delas, e identificadas com títulos do tipo “Figura 1: …” Não deve ser utilizada borda em torno das figuras. Cabe ao autor do texto identificar a autoria da imagem e obter a devida autorização para sua publicação, caso necessário.
– Os textos devem conter numeração de páginas, COM EXCEÇÃO DA PRIMEIRA PÁGINA, NÃO NUMERADA, no campo superior direito, em formato Times New Roman 10, sem negrito ou itálico;
– Os arquivos devem ser enviados em .pdf E em .docx (ou .doc), e nomeados da seguinte forma: ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR, primeiras palavras do titulo, completo; EXEMPLOS: SILVA imigrantes senegaleses completo; FERREIRA crise dos misseis completo; BERNARDES nacionalizacao do ensino completo; NÃO UTILIZAR ACENTUAÇÃO, SINAIS GRÁFICOS OU C CEDILHA NOS NOMES DOS ARQUIVOS;
– A correção gramatical e a revisão formal dos textos apresentados para publicação são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.
Modalidade | Valor |
---|---|
Alunos PUCRS | R$ 50,00 |
Alunos PUCRS de Pós-graduação | R$ 80,00 |
Diplomados PUCRS | R$ 80,00 |
Alunos Externos | R$ 80,00 |
Alunos Externos de Pós-graduação | R$ 110,00 |
Professores e Pós-graduação | R$ 120,00 |
Público Geral | R$ 120,00 |
Para fazer sua inscrição, você deverá clicar no botão abaixo “Inscreva-se” e preencher os campos indicados no formulário. Todos os participantes deverão fazer sua inscrição pessoal. |
Realização
Apoio